dc.contributor.other | Zanella, Ângela Kemel | |
dc.contributor.other | Etchepare, Luciane Sanchotene | |
dc.creator | Zanella, Ângela Kemel | |
dc.creator | Etchepare, Luciane Sanchotene | |
dc.creator | Braga, Ivana Camargo | |
dc.creator | Spanevello, Andressa Schumacher | |
dc.creator | Henker, Barbara | |
dc.creator | Silveira, Caroline dos Santos | |
dc.creator | Cavasini, Fernanda Haíssa | |
dc.creator | Liberalesso, Juliana de Souza | |
dc.creator | Petrucci, Marina Maciel | |
dc.creator | Fernandes, Myllena Marcela Ganzert | |
dc.creator | Mendes, Nathália Bordin | |
dc.creator | Simonetti, Talia Patatt | |
dc.date.accessioned | 2024-07-15T12:06:33Z | |
dc.date.available | 2024-07-15T12:06:33Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.isbn | 978-65-85653-61-9 | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32300 | |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Desigualdade de Gênero | por |
dc.subject | Higiene Menstrual | por |
dc.subject | Autonomia Corporal | por |
dc.subject | Direitos Menstruais | por |
dc.subject | Educação Menstrual | por |
dc.title | Educação Menstrual como ferramenta de empoderamento | por |
dc.type | Livro | por |
dc.description.resumo | O conhecimento construído sobre menstruação é um fator determinante para proteger minimamente a população de mitos e tabus que envolvem o tema, é capaz de proporcionar autonomia sobre o próprio corpo quando são apresentados aspectos fisiológicos, físicos e emocionais, permitindo que pessoas que menstruam tomem as próprias decisões sobre higiene, itens de contenção menstrual e métodos contraceptivos. A discussão dessa temática, quando abordada de forma didática e natural dentro das salas de aula, consultórios médicos e em casa, torna o desenvolvimento mais igualitário. A menstruação, um processo
fisiológico natural de pessoas que possuem útero, ocorre com milhões pelo mundo. Mas nem todas têm acesso aos produtos, condições de higiene e orientações adequadas para que a fase tenha o mínimo de dignidade. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), o cenário de pessoas que menstruam é crítico e marcado por desigualdades no que tange aos direitos
menstruais - amplificado por desigualdades de gênero, classe social, raça, religião, e pelas recentes crises sanitária e econômica. É necessário a promoção de educação integral em sexualidade, incluindo a educação menstrual, como uma ferramenta para que menstruantes conheçam seus próprios corpos, ciclo menstrual e haja promoção de saúde e bem-estar. Além disso, a educação menstrual deve contribuir para acabar com mitos de que produtos menstruais internos “tiram a virgindade” ou poderão “se perder dentro do corpo”. Para construção e valorização da existência de espaços que dialoguem com a sociedade sobre ciclos menstruais e a importância de políticas públicas que garantam a dignidade de corpos que menstruam, é necessário que a educação menstrual seja direcionada às pessoas menstruantes ou não. Dessa forma, a elaboração deste conteúdo tem como objetivo guiar o ensino em saúde, educação menstrual e proporcionar empoderamento nas mais diferentes faixas etárias. Espera-se somar na temática e proporcionar mais conhecimento e esclarecimento de temas tidos colocados como tabus na menstruação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | por |