dc.description.resumo | Uma das funções mais recorrentes nos aplicativos de dieta é a
contagem de calorias conforme o consumo de alimentos durante o
dia, aliado a um sistema de metas que resume os méritos do usuário a
números, gráficos e pontuações. Esse sistema, despretensiosamente
ou não, acaba transmitindo padrões disfuncionais ao usuário,
como culpabilidade e insatisfação corporal, muitas vezes sintomas
relacionados a distúrbios alimentares. Nesse cenário, a alimentação
intuitiva se apresenta como uma alternativa positiva à abordagem
tradicional da dieta, pois valoriza aspectos ligados aos sinais
internos de cada indivíduo, como as sensações de fome e saciedade,
representando um método qualitativo de avaliação. Portanto, uma
plataforma que traduza a abordagem da alimentação intuitiva de
forma funcional, representaria uma solução inovadora e necessária,
pois, atualmente, não há nenhuma ferramenta digital capaz de
propor tamanha mudança de paradigma relativa ao controle e
percepção da alimentação. Sendo assim, como objetivo principal
deste trabalho está o projeto da interface gráfica de um aplicativo
baseado na temática da alimentação intuitiva, utilizando princípios
do design de interfaces, experiência do usuário e design emocional.
Para guiar o projeto foi adotada a metodologia 5 I’s, desenvolvida por
Gasparetto (2020), no contexto do laboratório de interface do Curso de
Desenho Industrial, da UFSM. Como resultado final será apresentado
o protótipo interativo, capaz de ser testado com usuários, a fim de
validar a implementação dos conceitos estéticos e funcionais. | por |