Comunicadores esportivos em plataforma: um estudo das estratégias durante transmissões de futebol no Youtube
Abstract
Este trabalho de conclusão de curso tem como base analisar as estratégias empregadas por
comunicadores esportivos em suas transmissões no YouTube. A partir disto é utilizado o
estudo de casos múltiplos Robert Yin (2001) devido à multiplicidade de objetos estudados.
Para a isso ocorrer, foram selecionados dez canais através de pontos estabelecidos para a
escolha dos mesmos. Para a análise, foram estabelecidos cinco categorias para verificação: (1)
transmissão de pré jogo, (2) transmissão de pós jogo, (3) leitura de comentários, (4) enquetes
durante a partida e (5) maneira para que o comentário tenha maior destaque. Estes pontos
partem do que a TV aberta deixou de tentar ao longo dos anos em relação a transmissões
futebolísticas. Para Braga (2011) essas interações entre os comunicadores e os públicos é
compreendida como um processo de tentativa de estratégias. Para dar conta dos objetivos
específicos, foram selecionados a (1) observação das estratégias usadas durante as
transmissões, (2) tabulamento de pontos preestabelecidos, (3) utilização das ferramentas
YouTube Data Tools e Voyant Tools, como complemento, a coleta de comentários nos canais
do YouTube, meio este que está inserido no ecossistema de plataformas (Van Dijck, 2018), a
utilização da nuvem de palavras permitiu identificar os principais temas relacionados às
transmissões nos comentários coletados através da recorrência de palavras. A transmissão de
pré e pós-jogo, a interação com os visualizadores e as atualizações de cada canal são pontos
importantes para a construção de coletividades (Couldry e Hepp, 2020). Entre os resultados,
foi possível notar as estratégias que os comunicadores esportivos utilizam em suas
transmissões e como elas são feitas. Além disso, é vista a recorrência da utilização de
estratégias que a TV deixou de fazer ao longo do tempo. É compreendido também que os
visualizadores notam estas estratégias e a partir de uma análise de nuvem de palavras, é visto
que são feitos comentários de teor elogioso para as transmissões.