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dc.contributor.advisorBorelli, Viviane
dc.creatorZuccolo, José Vitor Goulart
dc.date.accessioned2024-07-15T12:29:05Z
dc.date.available2024-07-15T12:29:05Z
dc.date.issued2023-12-13
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32309
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTransmissão Esportivapor
dc.subjectPlataformaspor
dc.subjectYouTubepor
dc.subjectComunicadores Esportivospor
dc.subjectEstratégiaspor
dc.titleComunicadores esportivos em plataforma: um estudo das estratégias durante transmissões de futebol no Youtubepor
dc.title.alternativeSPORTS COMMUNICATORS ON A PLATFORM: A STUDY OF STRATEGIES DURING SOCCER BROADCASTS ON YOUTUBEeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationComunicação Social - Jornalismopor
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem como base analisar as estratégias empregadas por comunicadores esportivos em suas transmissões no YouTube. A partir disto é utilizado o estudo de casos múltiplos Robert Yin (2001) devido à multiplicidade de objetos estudados. Para a isso ocorrer, foram selecionados dez canais através de pontos estabelecidos para a escolha dos mesmos. Para a análise, foram estabelecidos cinco categorias para verificação: (1) transmissão de pré jogo, (2) transmissão de pós jogo, (3) leitura de comentários, (4) enquetes durante a partida e (5) maneira para que o comentário tenha maior destaque. Estes pontos partem do que a TV aberta deixou de tentar ao longo dos anos em relação a transmissões futebolísticas. Para Braga (2011) essas interações entre os comunicadores e os públicos é compreendida como um processo de tentativa de estratégias. Para dar conta dos objetivos específicos, foram selecionados a (1) observação das estratégias usadas durante as transmissões, (2) tabulamento de pontos preestabelecidos, (3) utilização das ferramentas YouTube Data Tools e Voyant Tools, como complemento, a coleta de comentários nos canais do YouTube, meio este que está inserido no ecossistema de plataformas (Van Dijck, 2018), a utilização da nuvem de palavras permitiu identificar os principais temas relacionados às transmissões nos comentários coletados através da recorrência de palavras. A transmissão de pré e pós-jogo, a interação com os visualizadores e as atualizações de cada canal são pontos importantes para a construção de coletividades (Couldry e Hepp, 2020). Entre os resultados, foi possível notar as estratégias que os comunicadores esportivos utilizam em suas transmissões e como elas são feitas. Além disso, é vista a recorrência da utilização de estratégias que a TV deixou de fazer ao longo do tempo. É compreendido também que os visualizadores notam estas estratégias e a partir de uma análise de nuvem de palavras, é visto que são feitos comentários de teor elogioso para as transmissões.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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