dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso tem como base analisar as estratégias empregadas por
comunicadores esportivos em suas transmissões no YouTube. A partir disto é utilizado o
estudo de casos múltiplos Robert Yin (2001) devido à multiplicidade de objetos estudados.
Para a isso ocorrer, foram selecionados dez canais através de pontos estabelecidos para a
escolha dos mesmos. Para a análise, foram estabelecidos cinco categorias para verificação: (1)
transmissão de pré jogo, (2) transmissão de pós jogo, (3) leitura de comentários, (4) enquetes
durante a partida e (5) maneira para que o comentário tenha maior destaque. Estes pontos
partem do que a TV aberta deixou de tentar ao longo dos anos em relação a transmissões
futebolísticas. Para Braga (2011) essas interações entre os comunicadores e os públicos é
compreendida como um processo de tentativa de estratégias. Para dar conta dos objetivos
específicos, foram selecionados a (1) observação das estratégias usadas durante as
transmissões, (2) tabulamento de pontos preestabelecidos, (3) utilização das ferramentas
YouTube Data Tools e Voyant Tools, como complemento, a coleta de comentários nos canais
do YouTube, meio este que está inserido no ecossistema de plataformas (Van Dijck, 2018), a
utilização da nuvem de palavras permitiu identificar os principais temas relacionados às
transmissões nos comentários coletados através da recorrência de palavras. A transmissão de
pré e pós-jogo, a interação com os visualizadores e as atualizações de cada canal são pontos
importantes para a construção de coletividades (Couldry e Hepp, 2020). Entre os resultados,
foi possível notar as estratégias que os comunicadores esportivos utilizam em suas
transmissões e como elas são feitas. Além disso, é vista a recorrência da utilização de
estratégias que a TV deixou de fazer ao longo do tempo. É compreendido também que os
visualizadores notam estas estratégias e a partir de uma análise de nuvem de palavras, é visto
que são feitos comentários de teor elogioso para as transmissões. | por |