“Educação em Trilha”: a construção de narrativas jornalísticas relacionadas ao novo Ensino Médio
Abstract
Este projeto experimental consiste em desenvolver uma narrativa transmídia relacionada ao Novo Ensino Médio, buscando aprimorar técnicas de apuração. O trabalho se propôs a responder “de que forma as narrativas transmídias contribuem para o fazer jornalístico ao pautar as problemáticas do Novo Ensino Médio em diferentes formatos?”, construindo uma narrativa, tendo o podcast “Educação em Trilha” como fio condutor do projeto. Durante o processo foi realizado o embasamento teórico para relacionar os conteúdos práticos aos conceitos. Partindo da narrativa transmídia estabelecida por Canavilhas (2013), além dos 10 princípios da transmidialidade e do conceito de convergência midiática proposto por Jenkins (2009), elaborou-se um planejamento para fundamentar os produtos desenvolvidos. A narrativa jornalística transmídia, pautada pela temática do Novo Ensino Médio, teve como público-alvo a comunidade escolar. Foram produzidos três episódios de podcast, pela lógica do storytelling, por Kischinhevsky (2018), Viana (2020) e Cogo (2012). A produção de uma longform à luz das pesquisas de Raquel Ritter Longhi e Kérley Winques (2015), e Alciane Baccin (2017). Além da criação de uma rede social para produção de conteúdo e de divulgação dos outros produtos desenvolvidos. Com este projeto experimental, avalia-se que a construção da narrativa jornalística transmídia focada em educação ocorreu, apesar das dificuldades de divulgação e de circulação dos conteúdos. Entende-se que projetos, como o jornalismo transmidiático, podem contribuir para o aprofundamento e desenvolvimento de diferentes visões dentro da pauta, além de construir o contexto do fato para o público. Diante disso, o exercício de experimentação contribui para pensar o jornalismo criticamente e para desenvolver melhores formatos de contar histórias.
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