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dc.creatorManfio, Fabiane Rossato
dc.date.accessioned2024-07-16T12:31:57Z
dc.date.available2024-07-16T12:31:57Z
dc.date.issued2024-02-20
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32325
dc.description.abstractThe present master thesis has the objective of identifying in the Brazilian Common Curriculum National Bases (BNCC, 2018) the Physical Educational Conception and the competencies that the Physical Education coach/teacher has to follow to materialize the proposition establised in the BNCC in her/his pedagogical practice. In order to do this, the scientific production through bibliographical research was carried out aiming to identify and analyze what has already been produced concerning Physical Education professional practices within a determined slot of time and space. One of the specific objectives was to identify the conception of BNCC and the theoretical/methodological determinants presented in the document, the Physical Education coach/teacher’s competencies in materializing the proposition of the document (BNCC, 2018) from primary level to senior high (12 years of study). In terms of methodological research, Dialectical Historical Materialism was employed, Bibliographical Review was done based on the BNCC and, in particular, an analysis of general and specific competencies of Physical Education. It has been noticed that the conception of Physical Education presented in the BNCC is based on leaners’adaptation to modern society through the acquirements of competencies and abilities that structure the new educational thinking giving sustentability to the process of productive re-arrangement. BNCC establishes Physical Education coaches/teachers’ pedagogical activities according to competencies, establishing a dialogue with the new working conditions. Thus, BNCC establishes a relationship between competencies which leaners have to develop along their school years and the competencies the Physical Education coach/teacher needs to develop in her/his classes. Among specific competencies that Physical Education coaches/teachers need to develop in their classes, one can point out planning and employing strategies to solve challenges, interpreting and re-creating values, meanings and signifiers attributed to different corporal practices, valuing collective work and pointing out selfinvolvement in developing, experimenting and appreciating different corporal practices.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBNCCpor
dc.subjectProfessor e professora de educação físicapor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectPhysical education coach/teachereng
dc.subjectCompetencieseng
dc.titleA BNCC e as competências do professor e da professora de Educação Físicapor
dc.title.alternativeThe Brazilian BNCC and the updating of the female/male Physical Education coach´s competencieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo identificar na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a concepção de Educação Física e as competências que o professor e a professora de Educação Física devem seguir para materialização da proposta preconizada na BNCC em sua prática pedagógica cotidiana. Para tanto, mapeou-se a produção científica através do estado do conhecimento que visa identificar e sistematizar o que já foi produzido acerca da temática em um determinado tempo e espaço. Nos objetivos específicos buscou-se identificar a concepção da BNCC e os determinantes teóricometodológicos apresentados no documento, as competências do professor e da professora de Educação Física na materialização da proposta do documento no contexto da formação básica. Enquanto método de pesquisa, utilizamo-nos do materialismo Histórico Dialético. A revisão bibliográfica com análise do documento BNCC, e em particular, a análise das competências gerais e competências específicas da Educação Física. Constatou-se que a concepção de Educação Física apresentada na BNCC está pautada na adaptação dos educandos à sociedade atual, através da aquisição de competências e habilidades que estruturam o novo pensamento educacional dando sustentabilidade ao processo de reestruturação produtiva. A BNCC preconiza a ação do professor e da professora de Educação Física por competências, de forma a dialogar com as novas condições do mundo do trabalho. Dessa forma, o documento efetiva uma ligação entre as competências a serem desenvolvidas nos educandos ao longo da sua trajetória escolar e as competências que o professor precisa desenvolver na atuação pedagógica cotidiana. Dentre as competências específicas para o professor e professora de Educação Física destacam-se planejar e empregar estratégias para resolver desafios, interpretar e recriar valores, sentidos e significados atribuídos às diferentes práticas corporais, valorizar o trabalho coletivo e o protagonismo no desenvolvimento, experimentação e apreciação das diferentes práticas corporais. Outrossim, este tema de pesquisa está relacionado com questionamentos por parte da pesquisadora derivados dos estudos de grupo (LEEDEF) e questionamentos pessoais quanto às suas estratégias de ensino e de colegas.por
dc.contributor.advisor1Souza, Maristela da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7685329921498975por
dc.contributor.referee1Martins, Adriana Claudia
dc.contributor.referee2Baccin, Ecléa Vanessa Canei
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0773058843779200por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação Físicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência do Movimento e Reabilitaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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