As barreiras de acessibilidade espacial no entorno do Hospital Universitário de Santa Maria-RS
Resumo
A acessibilidade espacial constitui uma característica essencial para assegurar a
mobilidade universal em espaços destinados a pedestres, considerando se que, em
algum momento, todos os indivíduos se tornam pedestres. No entanto, observa se
frequentemente a presença de obstáculos na infraestrutura das calçadas, faixas de
travessia e demais elementos do ambiente urbano que podem representar limitações
e impedimentos significativos à mobilidade das pessoas , sobre tudo para os usuários
com restrições de mobili dade, como pessoas com deficiência física O H ospital
U niversi tário de Santa Maria ( é uma referência em saúde para mais de 44
municípios da região central do Rio Grande do Sul . Nesse contexto, compreender as
condições da infraestrutura para acesso a o HUSM , tanto para os usuários que se
deslocam a pé como para aqueles que chegam por meio d o transporte coletivo e do
transporte motorizado individual é imprescindível para promover ações de m odo a
garantir que pessoas com de ficiência e comunidade em geral possam utilizar essa
infraestrutura de maneira segura, confortável e em condições de igualdade. Assim
este trabalho tem como objetivo a avaliação da acessibilidade no contexto dos três
modos de transporte previamente mencionados, com enfoque específico em
indivíduos com deficiência físic o motora ou mobilidade reduzida. O estudo buscou
elucidar a percepção do público alvo por meio da aplicação de um questionário de
opinião da população , visando compreender as características da infraestrutura que
podem re presentar obstáculos à locomoção do usuário de maneira geral.
Adicionalmente, realizou se uma análise minuciosa in loco , fundamentada no
embasamento teórico e na norma de acessibilidade NBR 9050 2020 mediante a
utilização de um checklist de avaliação de modo a verificar característica s da
infraestrutura em relação à a cessibilidade para os usuários que acessam pelos três
modos de transportes mencionados em trajetos previamente definidos. Conforme os
resultados obtidos no questionário de percepção, evidenciou se uma percepção
negativa das pessoas com deficiência que utilizam a infraestrutura, destacando
problemas e obstáculos à acessibilidade neste local. O checklist de avaliação
possibili tou a identificação de pontos críticos que comprometem a acessibilidade, tais
como irregularidade nas paradas de ônibus inadequações nos espaços de
estacionamentos destinado ao transporte motorizado individual e defeitos em pontos
específicos das calçadas e acesso s à edificação . A análise conjunta dos resultados
das duas metodologias possibilitou observar as características da infraestrutura que
geram obstáculos comuns a locomoção para , dessa forma, propo r melhorias no local ,
assim como incentivar a discussão e reflexão sobre essa temática
Coleções
- TCC Engenharia Civil [255]
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