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dc.contributor.otherMallmann, Elena Maria
dc.creatorAndrighetto, Marcos José
dc.creatorCastaman, Ana Sara
dc.creatorMohr, Alana Claudia
dc.creatorPassini, Aline Ferrão Custodio
dc.creatorBorba, Willian Fernando
dc.creatorMacedo, Ricardo Tombesi
dc.creatorRodrigues, Alexandre Couto
dc.creatorFerreira, Liliana Soares
dc.creatorOliveira, Everton Fêrrêr
dc.creatorViero, Janisse
dc.creatorMazzardo, Mara Denize
dc.creatorPereira, Vilmar Alves
dc.date.accessioned2024-07-17T17:26:47Z
dc.date.available2024-07-17T17:26:47Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.isbn978-85-64049-72-7por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32347
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectmodalidades educacionaispor
dc.subjectconcepçõespor
dc.subjectpolíticaspor
dc.subjectprojetospor
dc.subjectpráticaspor
dc.titleModalidades Educacionais: concepções, políticas, projetos e práticaspor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoO presente caderno didático tem como núcleo temático as modalidades educacionais com abordagens de conteúdos curriculares, conceitos, características, políticas, projetos e práticas. As modalidades educacionais estão previstas e regulamentadas pelos dispositivos legais em vigor e são objeto de estudos e investigações nos cursos de formação de professores. Na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), as modalidades educacionais são parte do conteúdo curricular contemplado nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura, especialmente no conjunto de unidades programáticas do componente Políticas Públicas e Gestão da Educação Básica sob responsabilidade do Departamento de Administração Escolar (ADE) do Centro de Educação. A ideia de produzir um caderno didático, tendo como recorte as modalidades educacionais, nasceu originalmente no contexto investigativo das atividades docentes. Os poucos materiais de natureza didática a respeito das modalidades educacionais constituem um desafio para o trabalho interdisciplinar, retemporalizado e recontextualizado nos cursos de formação de professores. Assim, é uma oportunidade de atualizar o material “Políticas e Gestão das Modalidades Educativas” de 2010. A proposta foi desenhada e alinhada aos objetivos do projeto de ensino “Tecnologias Educacionais em Rede (TER) e Recursos Educacionais Abertos (REA) na Formação de Professores: acervo de materiais digitais do ADE”, registrado sob número 053570 no portal institucional da UFSM. Trata-se de um projeto inovador que vem sendo desenvolvido desde 2020 pelo grupo de professores vinculados ao departamento sob liderança da professora Elena Maria Mallmann. Foi contemplado por 04 (quatro) anos pelos editais do Fundo de Incentivo ao Ensino (FIEn) da UFSM. O caderno didático sobre modalidades educacionais é um resultado produzido por muitas mãos, em consonância com o objetivo do projeto que é “construir acervo de materiais digitais e Recursos Educacionais Abertos(REA), gerando Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) para potencializar inovações pedagógicas e curriculares no design pedagógico em cursos de formação de professores, centrado nos conteúdos curriculares do Departamento de Administração Escolar (ADE)”. Nesse contexto, o presente caderno didático é um REA e integra o acervo de recursos do ADE. Ou seja, é um material que nasceu em coautoria e possui amplo potencial para reutilização, revisões, readaptações e recompartilhamentos. O público são professores, estudantes, gestores, pesquisadores e todas as pessoas interessadas em saber mais sobre os assuntos abordados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOpor


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