As práticas pedagógicas e a categoria trabalho nos primeiros cursos ofertados pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM)
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Data
2021-01-15Primeiro membro da banca
Lima, Bruna
Segundo membro da banca
Schwarzkopf, Alejandro Lezcano
Metadata
Mostrar registro completoResumo
As políticas públicas para a educação profissional e tecnológica, ao longo da
história brasileira, sofreram alterações que estiveram relacionadas às oscilações
vividas pelo modelo produtivo do país. A presente pesquisa investiga a percepção
acerca da categoria de trabalho que norteou as propostas curriculares dos
primeiros cursos técnicos integrados ofertados pelo Colégio Técnico Industrial de
Santa Maria (CTISM). A relevância do tema está na importância atribuída à
educação profissional pelos governos daquele período, o que nos permite, hoje,
estabelecer a profícua relação entre experiências vividas no passado e
expectativas acerca do futuro. A pesquisa constitui-se de análises bibliográficas e
documentais, através das quais buscou-se identificar o significado da categoria
trabalho nos arranjos sociais do período histórico analisado, no final da década de
1960.
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