dc.creator | Lopes, Luana | |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T19:18:53Z | |
dc.date.available | 2024-07-17T19:18:53Z | |
dc.date.issued | 2021-01-15 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32355 | |
dc.description.abstract | Public policies for professional and technological education in Brazil have
historically undergone changes related to the fluctuations experienced by the
country's productive model. This research investigates the perception of the category
of work that guided the curricular proposals of the first integrated technical courses
offered by the Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). The relevance of
the topic lies in the importance attributed to professional education by the
governments of that period, which allows us to establish a fruitful relationship
between past experiences and future expectations. The research consists of
bibliographic and documentary analyses, through which we sought to identify the
meaning of the category of work in the social arrangements of the historical period
analyzed, in the late 1960s. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Trabalho | por |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Work | eng |
dc.subject | Professional and Technological Education | eng |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.title | As práticas pedagógicas e a categoria trabalho nos primeiros cursos ofertados pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | As políticas públicas para a educação profissional e tecnológica, ao longo da
história brasileira, sofreram alterações que estiveram relacionadas às oscilações
vividas pelo modelo produtivo do país. A presente pesquisa investiga a percepção
acerca da categoria de trabalho que norteou as propostas curriculares dos
primeiros cursos técnicos integrados ofertados pelo Colégio Técnico Industrial de
Santa Maria (CTISM). A relevância do tema está na importância atribuída à
educação profissional pelos governos daquele período, o que nos permite, hoje,
estabelecer a profícua relação entre experiências vividas no passado e
expectativas acerca do futuro. A pesquisa constitui-se de análises bibliográficas e
documentais, através das quais buscou-se identificar o significado da categoria
trabalho nos arranjos sociais do período histórico analisado, no final da década de
1960. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pommer, Roselene Moreira Gomes | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1635475892372110 | por |
dc.contributor.referee1 | Lima, Bruna | |
dc.contributor.referee2 | Schwarzkopf, Alejandro Lezcano | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1240033595352158 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Colégio Técnico Industrial de Santa Maria | por |