Mostrar registro simples

dc.creatorLopes, Luana
dc.date.accessioned2024-07-17T19:18:53Z
dc.date.available2024-07-17T19:18:53Z
dc.date.issued2021-01-15
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32355
dc.description.abstractPublic policies for professional and technological education in Brazil have historically undergone changes related to the fluctuations experienced by the country's productive model. This research investigates the perception of the category of work that guided the curricular proposals of the first integrated technical courses offered by the Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). The relevance of the topic lies in the importance attributed to professional education by the governments of that period, which allows us to establish a fruitful relationship between past experiences and future expectations. The research consists of bibliographic and documentary analyses, through which we sought to identify the meaning of the category of work in the social arrangements of the historical period analyzed, in the late 1960s.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectWorkeng
dc.subjectProfessional and Technological Educationeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.titleAs práticas pedagógicas e a categoria trabalho nos primeiros cursos ofertados pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAs políticas públicas para a educação profissional e tecnológica, ao longo da história brasileira, sofreram alterações que estiveram relacionadas às oscilações vividas pelo modelo produtivo do país. A presente pesquisa investiga a percepção acerca da categoria de trabalho que norteou as propostas curriculares dos primeiros cursos técnicos integrados ofertados pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). A relevância do tema está na importância atribuída à educação profissional pelos governos daquele período, o que nos permite, hoje, estabelecer a profícua relação entre experiências vividas no passado e expectativas acerca do futuro. A pesquisa constitui-se de análises bibliográficas e documentais, através das quais buscou-se identificar o significado da categoria trabalho nos arranjos sociais do período histórico analisado, no final da década de 1960.por
dc.contributor.advisor1Pommer, Roselene Moreira Gomes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1635475892372110por
dc.contributor.referee1Lima, Bruna
dc.contributor.referee2Schwarzkopf, Alejandro Lezcano
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240033595352158por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeColégio Técnico Industrial de Santa Mariapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International