dc.contributor.advisor | Pedrozo, Danielle Difante | |
dc.creator | Longoni, Giuliano Berlese | |
dc.date.accessioned | 2024-07-22T17:57:13Z | |
dc.date.available | 2024-07-22T17:57:13Z | |
dc.date.issued | 2023-12 | |
dc.date.submitted | 2023-12 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32434 | |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.title | O papel do designer no processo de desenvolvimento de jogos digitais | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso de Desenho Industrial Bacharelado | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa busca investigar o papel do Designer dentro do contexto do
desenvolvimento de Jogos Digitais. Com este intuito, foram pesquisadas técnicas
e metodologias do Game Design, o contexto histórico da indústria de Jogos
Digitais e colhidos relatos, por meio de entrevistas, com profissionais da área.
Dessa forma, a metodologia de pesquisa adotada foi revisão bibliográfica e
entrevistas em profundidade. Assim, discorre-se sobre a estrutura do processo de
desenvolvimento de jogos, sua história e evolução ao longo do tempo. Aborda-se,
primariamente, como o conhecimento projetual do Design é incorporado neste
processo, quais são as técnicas e métodos aplicados neste contexto para o
exercício da função de Game Designer, e o contexto histórico destas
metodologias. Utilizando-se do levantamento deste embasamento teórico/prático
foi redigida uma documentação projetual referente a um projeto de Jogo Digital
para aplicação prática da metodologia através da ferramenta principal da
disciplina do Game Design: o documento de design, conhecido na indústria como
Game Design Document (GDD). | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |