Entre costuras e pedras: feminismo e criação em performance arte
Visualizar/ Abrir
Data
2023-11-20Primeiro membro da banca
Ramos, Maria Lúcia Bueno
Segundo membro da banca
Vieira, Karine Gomes Perez
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente dissertação de mestrado está ancorada na criação em Performance Arte, abordando a experiência da artista relacionada à sua separação de um relacionamento abusivo heteronormativo. Assim, o objetivo desta pesquisa foi criar uma série de performances que intrincam relações transversais entre arte e contextos ligados às experiências da autora com estudos feministas. Lançou-se o seguinte questionamento: “como desenvolver um processo criador de performances, a partir de memórias pessoais sobre separação e relacionamento abusivo, apoiadas nos estudos feministas?”. Ainda, há um atravessamento importante relacionado às memórias da bisavó da pesquisadora proponente, a qual lutou pelo direito de se divorciar na década de 1940, época em que o mesmo ainda não era permitido pelas leis brasileiras. A bisavó era uma reconhecida costureira de vestidos de noiva, em 1940. Por este motivo, a autora traz para a sua poética a prática da costura, interligada ao elemento pedra como metáfora de uma dor ou problema. A incorporação das pedras na referente poética advém da experiência inicialmente realizada a partir de uma proposta como integrante do Laboratório de Performance, Arte e Cultura (LAPARC) que acolhe o grupo de pesquisas Performances: arte e cultura, vinculado ao PPGART-UFSM e ao CNPQ. A coletividade do LAPARC, dessa forma, também afeta a poética do trabalho. A autoetnografia foi adotada no sentido de dialogar como o procedimento metodológico que sustenta este trabalho. Contudo, traços fortes da autobiografia também acompanham o percurso da pesquisadora. Foram produzidas nove performances presenciais que trazem a poética da costura e das pedras nos seus processos de criação e concepção. Dessa maneira, foi possível envolver transversalmente arte, estudos feministas, experiências de vida da pesquisadora e de outras mulheres por meio da poética em performance.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: