O desenho como possibilidade de mobilizar processos de criação em espaços educativos
Resumo
Este estudo deseja pensar o desenho como material de pesquisa, tanto aquele que pode mobilizar processos de criação em espaços educativos, como aquele que faz parte do processo de criação do pesquisador, professor e artista no Curso de Licenciatura em Artes Visuais. O objetivo do trabalho é acompanhar como ocorrem esses processos de criação dos estudantes nas escolas e também do próprio professor/pesquisador/artista. O método a/r/tográfico discutido por Dias; Irwin (2013), permite a produção de uma pesquisa visual/plástica em concomitância com a escrita e à docência. Problematiza os modos de pensar o desenho (DERDYK, 2007) com o campo da educação em artes, possibilitando ao estudante atuar como protagonista de sua produção, questionando os elementos que o cercam em seu dia-a-dia e as ressonâncias no trabalho desenvolvido. Como problemática aborda-se: De que modo(s) pensar o desenho como possibilidade de mobilizar processos de criação em espaços educativos? Apresenta-se a produção do diário visual (CARDONETTI & OLIVEIRA, 2015; ZABALZA, 2004) como problematizador da pesquisa, e como resultado é possível perceber como a produção da subjetividade opera nos espaços educativos a partir das problematizações geradas e que impulsionam e mobilizam os processos de criação através da singularização de cada sujeito.