Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Marilda Oliveira de
dc.creatorMarcante, Maridheini dos Santos Walendorff
dc.date.accessioned2024-07-24T13:56:04Z
dc.date.available2024-07-24T13:56:04Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32471
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.titleMulheres e silenciamentos – estudos no campo da Educação e da Artepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RSpor
dc.degree.graduationArtes Visuais - Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta problematizações acerca de estudos de gênero, especialmente da categoria mulher, bem como o histórico silenciamento de artistas mulheres. Tece diálogos entre autoras tais como: Ana Maria Colling (2014), Michelle Perrot (2015), Cecília Fajardo Hill (2018) e Andrea Giunta (2018) e busca pensar possíveis conexões entre gênero, arte e educação, ao fomentar o pensamento sobre o tema em espaços educativos. Justifica-se pela demanda contemporânea de desenvolver debates relativos à problemática de gênero, particularmente no campo da educação em Artes Visuais, área prolífera na promoção de questões emergentes. A A/r/tografia surge como alternativa metodológica para possibilitar a conversa entre a docência, a pesquisa e a produção plástica, com o auxílio teórico de Belidson Dias e Rita Irwin (2013). Conclui-se que a temática é terreno fértil para o desenvolvimento artístico/humano, e que ao ser problematizada em espaços educativos valoriza gestos minoritários de resistência a tudo aquilo que é da ordem do já instituído.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples