dc.contributor.advisor | Oliveira, Marilda Oliveira de | |
dc.creator | Marcante, Maridheini dos Santos Walendorff | |
dc.date.accessioned | 2024-07-24T13:56:04Z | |
dc.date.available | 2024-07-24T13:56:04Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32471 | |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.title | Mulheres e silenciamentos – estudos no campo da Educação e da Arte | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS | por |
dc.degree.graduation | Artes Visuais - Licenciatura Plena | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta problematizações acerca de estudos de gênero, especialmente da categoria mulher, bem como o histórico silenciamento de artistas mulheres. Tece diálogos entre autoras tais como: Ana Maria Colling (2014), Michelle Perrot (2015), Cecília Fajardo Hill (2018) e Andrea Giunta (2018) e busca pensar possíveis conexões entre gênero, arte e educação, ao fomentar o pensamento sobre o tema em espaços educativos. Justifica-se pela demanda contemporânea de desenvolver debates relativos à problemática de gênero, particularmente no campo da educação em Artes Visuais, área prolífera na promoção de questões emergentes. A A/r/tografia surge como alternativa metodológica para possibilitar a conversa entre a docência, a pesquisa e a produção plástica, com o auxílio teórico de Belidson Dias e Rita Irwin (2013). Conclui-se que a temática é terreno fértil para o desenvolvimento artístico/humano, e que ao ser problematizada em espaços educativos valoriza gestos minoritários de resistência a tudo aquilo que é da ordem do já instituído. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |