Mostrar registro simples

dc.contributor.otherBreunig, Eduarda
dc.contributor.otherGoldschmidt, Andréa Inês
dc.contributor.otherRichter, Luciana
dc.creatorBreunig, Eduarda
dc.creatorGoldschmidt, Andréa Inês
dc.creatorRichter, Luciana
dc.date.accessioned2024-07-25T14:23:39Z
dc.date.available2024-07-25T14:23:39Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.isbn978-65-85653-81-7por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32479
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjecthistórias infantispor
dc.subjectsequencia didáticapor
dc.subjectformação de professorespor
dc.titleContos infantis e estratégias de ensino em ciências para aprender e se divertir em sala de aulapor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoEste material didático construído e oferecido aos professores foi produzido no Laboratório de Ensino e junto ao Programa de Pós Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria, como parte do Projeto “Ensino em ciências: sinalizando possibilidades de parcerias”. O material corresponde a uma sequência didática a ser desenvolvida com alunos de anos iniciais para que os professores possam trabalhar a partir de dois clássicos infantis já consolidados no universo infantil, Chapeuzinho Vermelho e os Três Porquinhos. O foco é o desenvolvimento de temáticas associadas ao ensino de ciências visando promover a alfabetização científica, associando à própria importância da leitura. Por meio desse enfoque estaremos neste material, promovendo alfabetização científica por meio das informações e atividades propostas para trabalhar acerca dos personagens lobo e cateto, mostrando o quanto são importantes na natureza. A proposta traz as versões reescritas, nas quais o lobo se faz presente, nas histórias Chapeuzinho Vermelho e Três Porquinhos, e nas quais iremos explorar o personagem lobo guará, pois acreditamos que o mesmo pode constituir uma fonte riquíssima de informações e conhecimentos da ciência. Abordaremos sobre o nicho ecológico, estado de conservação, hábitat e características gerais, propondo aulas expositivas dialogadas e contos reescritos sobre estes animais, bem como atividades lúdicas relacionadas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto