Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Maura da Costa e
dc.date.accessioned2024-07-25T14:27:01Z
dc.date.available2024-07-25T14:27:01Z
dc.date.issued2024-04-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32481
dc.description.abstractThis research, linked to the Professional Master's Program in Networked Educational Technologies, in the Research Line of Management of Networked Educational Technologies at UFSM - RS, aims to analyze the different practices of use and appropriations of online authoring tools by Portuguese language teachers in the municipal education network of Alegrete. This dissertation adopts a qualitative, exploratory, and applied approach. As a theoretical framework, references on the Network Society, Language Teaching, Educommunication, and Publishing were used. For the methodology, data collection was carried out through an online questionnaire and semi-structured open interviews with teachers, and subsequently, the results were analyzed based on the delimited theoretical framework. Finally, based on the results obtained, an online course was developed with the aim of promoting the continuing education of teachers on the practice of book publishing through digital tools in the school context, as a way to promote student authorship.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFerramentas de autoria onlinepor
dc.subjectFormação de professores de língua portuguesapor
dc.subjectEditoraçãopor
dc.subjectEducomunicaçãopor
dc.subjectOnline authoring toolseng
dc.subjectTraining of portuguese language teacherseng
dc.subjectPublishingeng
dc.subjectEducommunicationeng
dc.titleFerramentas online de autoria e a prática educomunicativa de editoração no ensino de língua portuguesapor
dc.title.alternativeOnline authoring tools and the educommunicative practice of publishing in portuguese language teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa, vinculada ao Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede, na Linha de Pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM – RS, tem como objetivo analisar as diferentes práticas de uso e apropriações de ferramentas online de autoria por professores de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino de Alegrete. Esta dissertação possui abordagem qualitativa, exploratória e aplicada. Como teoria de base foram utilizados referenciais sobre a Sociedade em Rede, Ensino de Línguas, Educomunicação e Editoração. Para a metodologia optou-se pela coleta de dados por meio de questionário online e entrevistas semiestruturadas abertas com professores e, posteriormente, foram analisados os resultados a partir do arcabouço teórico delimitado. Por fim, com base nos resultados obtidos, foi elaborado um curso online com o intuito de promover a formação continuada de docentes sobre a prática de editoração de livros, por meio de ferramentas digitais, no contexto escolar, como forma de promover a autoria dos estudantes.por
dc.contributor.advisor1Fialho, Vanessa Ribas
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3858909434538236por
dc.contributor.advisor-co1Barcellos, Marilia de Araujo
dc.contributor.referee1Costa, Alan Ricardo
dc.contributor.referee2Canto, Camila Gonçalves dos Santos do
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7448534349239340por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International