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dc.creatorMoura, Gilnei Luiz de
dc.date.accessioned2024-07-25T17:00:30Z
dc.date.available2024-07-25T17:00:30Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.isbn978-85-64049-83-3por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32484
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectPlanejamento Estratégicopor
dc.subjectPlanejamento Governamentalpor
dc.subjectAdministração Estratégicapor
dc.subjectElaboração, Análise e Avaliação de Projetospor
dc.titlePlanejamento estratégico e gestão de projetospor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoEste Caderno Didático preocupa-se com a iniciação dos alunos ao estudo do planejamento e da gestão de projetos. Assim, divide-se o conteúdo em duas partes, uma refere-se ao planejamento estratégico, e outra a gestão de projetos. A primeira parte inicia com alguns conceitos básicos de planejamento, e sua relação com a natureza humana e os desafios no cotidiano das organizações. Em seguida, alguns conceitos importantes são inseridos para reforçar a importância do planejamento e os ganhos de sua adoção. Noções de estratégia são trabalhadas de modo a se entender o conceito de Planejamento Estratégico. Desta forma, algumas abordagens são mostradas e, destas, optou-se por apresentar com um pouco mais algumas propostas de gestão estratégica, que parecem ser mais adequadas à gestão pública municipal (MATUS, 1992; BRYSON 1988 e 1989; e SOUTO-MAIOR, 2002 e 2012). No início da segunda parte, é feito um esforço para relacionar o conceito planejamento ao conceito de projeto. Assim, busca-se entender a relevância do planejamento no Estado para o crescimento e desenvolvimento da sociedade, bem como, o papel da unidade de produção nessa configuração. O fluxo plano-programa-projeto mostra a importância da gestão de projetos para a gestão pública municipal. A apresentação e reflexão sobre as partes de um projeto deu-se de forma suave, perpassando pelas fases de estudo de mercado, de aspectos técnicos e de análise econômica e financeira. De modo semelhante a parte referente ao planejamento, foi feita a escolha por aprofundar os conceitos em obras consideradas clássicas na área de projetos, tais como: Holanda (1987); Pomeranz (1988); Buarque (1991); e Clemente (1998). Por fim, durante o processo de elaboração do material foi levado em conta a complexidade dessas temáticas, e a necessidade comprovada de que os conhecimentos para a gestão pública, precisam de conhecimentos de outras áreas além da administração.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor


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