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dc.creatorAlmeida, Damiana Machado de
dc.creatorPoser, Talita Gonçalves
dc.date.accessioned2024-07-25T17:00:44Z
dc.date.available2024-07-25T17:00:44Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.isbn978-85-64049-85-7por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32485
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectGestãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectLegislaçãopor
dc.subjectProjeto pedagógicopor
dc.subjectPlanejamentopor
dc.titleGestão da Educaçãopor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoEsta disciplina é muito importante na formação do gestor educacional. Juntos vamos refletir sobre temas do dia a dia da escola, tais como: LDB, FUNDEB, arranjos interfederativos, políticas públicas na área de educação, conselhos escolares, indicadores de avaliação de desempenho na educação básica e o uso de tecnologias na educação. Para isso, no capítulo 1, abordaremos sobre a legislação educacional, conteúdo imprescindível para o conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do ensino e a gestão educacional. A reflexão inicia com a apresentação dos princípios básicos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei n° 9.394/96) e posteriormente discorre-se sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), instituído pela Emenda Constitucional n° 108, de 27 de agosto de 2020, e regulamentado pela Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020. Já o capítulo 2 aborda a temática da gestão da rede municipal de educação, onde conheceremos um pouco sobre as unidades escolares e as creches, abordando também as responsabilidade das secretarias de educação e da Associação de Pais e Mestres (APM). Abordaremos também sobre o Projeto Pedagógico, a valorização do magistério, as matrículas, transporte e merenda. No capítulo 3, estudaremos sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR), os princípios legais que orientam o Plano de Ações Articuladas (PAR), as etapas para implantação, os agentes que integram o programa e como ocorre o Planejamento do Plano de Ações. Estudaremos os ‘conselhos escolares e controle social’ no capítulo 4. Vamos tratar sobre a gestão democrática e a democratização do ensino. Perpassaremos as funções, a composição e suas atribuições dos conselhos escolares. Também estudaremos o conceito de controle social, que é o controle do Estado pela sociedade, e reconheceremos o quanto podemos cumprir o nosso papel de cidadão a partir do exercício do controle social. O capítulo 5 tratará sobre os indicadores de avaliação de desempenho na educação básica. Vamos percorrer o conceito de indicadores, as funções que exercem na educação. Além das principais avaliações educacionais brasileiras, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Censo Escolar. Por fim, no capítulo 6 abordaremos o uso de tecnologias na educação. No primeiro momento estudaremos o conceito e exemplos de tecnologias da informação e comunicação (TICs) e suas vantagens no processo ensino-aprendizagem. Aprenderemos também sobre os setes axiomas propostos por McClintock, e sobre a tecnologia e as suas possibilidades. Esperamos que este material contribua na construção do conhecimento de Gestão da Educação. Almejamos que, no final dos estudos desta disciplina, você seja capaz de analisar, refletir, articular, planejar, propor, viabilizar e aprimorar a gestão da sua escola.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


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