Desenvolvimento de um jogo utilizando a plataforma Mugen: um estudo sobre ferramentas e engines de jogos
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Data
2023-12-07Autor
Arruda, Gabriel Valentim Xavier de
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Este trabalho de conclusão de curso apresenta o processo de desenvolvimento de um jogo digital com o propósito de proporcionar entretenimento aos usuários finais. Com o intuito de alcançar um amplo público, o jogo foi disponibilizado de forma gratuita e otimizado para computadores de baixo desempenho. O presente trabalho de conclusão de curso aborda conhecimentos fundamentais que foram adquiridos por meio do estudo dos seguintes tópicos: a evolução histórica do desenvolvimento de jogos eletrônicos, incluindo as ferramentas utilizadas no passado para essa finalidade; as modernas tecnologias empregadas no desenvolvimento de jogos eletrônicos, tais como as engines Godot, GameMaker, Unity, Unreal Engine e MUGEN. Para uma análise aprofundada dessas engines, foi realizado uma investigação sobre seus princípios de funcionamento, as possibilidades que oferecem e os passos básicos de desenvolvimento. Embora existam opções padrão para o desenvolvimento de software, cada engine possui suas particularidades. Com base nos objetivos do jogo em questão, a engine MUGEN se mostra a escolha mais adequada. Adicionalmente, ao examinarmos o processo de desenvolvimento, torna-se evidente que o conhecimento em programação, manipulação de imagens e áudio desempenha um papel essencial nesse campo. Em síntese, o desenvolvimento de jogos eletrônicos constitui um processo complexo que requer habilidades em diversas áreas, como design, áudio e programação. As engines modernas tornam esse processo mais acessível para iniciantes e mais eficiente para desenvolvedores experientes.
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