Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSoares, Cristiano Sausen
dc.creatorCerqueira, Gessica Machado
dc.creatorBarros, Renata Umpierre
dc.date.accessioned2024-07-26T13:50:39Z
dc.date.available2024-07-26T13:50:39Z
dc.date.issued2024-07-17
dc.date.submitted2024
dc.identifier.citationCERQUEIRA, G. M; BARROS, R. U. Educação financeira e decisões de endividamento, consumo, investimento e poupança: uma análise com discentes do ensino superior. 2024. 64 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2024por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32523
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2024.por
dc.description.abstractThe study aims to analyze the behavior of students on Administration, Economics and Accounting courses at a public higher education institution in the process of making decisions regarding debt, consumption, investment and savings, based on Financial Decision Theory. For this, the methodology used is characterized as descriptive in relation to the objectives, surveying data collection procedures, and quantitative in relation to the approach to the problem, through structural equation modeling. As a data collection instrument, a questionnaire adapted to the studies by Flores (2012) and Moura (2022) was adopted, consisting of 42 questions that addressed demographic variables and five distinct blocks with questions about financial education, debt, consumption, investment and savings . The study sample comprised 223 respondents. The results demonstrated that the four hypotheses tested were confirmed, where financial education contributes to better decisions in relation to reducing debt and compulsive consumption, as well as increasing investment and saving intentions, allowing individuals to make decisions based on information , as evidenced in Financial Decision Theory. Therefore, it can be concluded that financial education has an influence on the balanced behavior of issues related to money, leading to an improvement in quality of life and financial health, benefiting society as a whole. This research contributes to encouraging academic discussion on the topic, promoting a better understanding of the factors that may be related to financial decisions.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação financeirapor
dc.subjectTeoria da decisão financeirapor
dc.subjectEndividamentopor
dc.subjectConsumopor
dc.subjectInvestimentopor
dc.subjectPoupançapor
dc.subjectFinancial educationeng
dc.subjectFinancial decision theoryeng
dc.subjectDebteng
dc.subjectConsumptioneng
dc.subjectInvestmenteng
dc.subjectSavingspor
dc.titleEducação financeira e decisões de endividamento, consumo, investimento e poupança: uma análise com discentes do ensino superiorpor
dc.title.alternativeFinancial education and debt decisions, consumer investment and savings: an analysis with higher education studentseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Contábeispor
dc.description.resumoO estudo tem por objetivo analisar o comportamento dos discentes dos cursos de Administração, Economia e Ciências Contábeis de uma instituição pública de ensino superior no processo de tomada de decisões de endividamento, consumo, investimento e poupança, com base na Teoria da Decisão Financeira. Para isso, a metodologia utilizada caracteriza-se como descritiva em relação aos objetivos, de levantamento quanto aos procedimentos de coleta de dados, e quantitativa no que se refere a abordagem ao problema, por meio da modelagem de equações estruturais. Como instrumento de coleta de dados, adotou-se um questionário adaptado aos estudos de Flores (2012) e Moura (2022) composto por 42 questões que abordaram variáveis demográficas e cinco blocos distintos com questões sobre educação financeira, endividamento, consumo, investimento e poupança. A amostra do estudo compreendeu 223 respondentes. Os resultados demonstraram que as quatro hipóteses testadas foram confirmadas, onde a educação financeira contribui para melhores decisões em relação à redução do endividamento e consumo compulsivo, assim como eleva a intenção de investimento e poupança, permitindo aos indivíduos a tomada de decisões com base em informações, como evidenciado na Teoria da Decisão Financeira. Dessa forma, pode-se concluir que a educação financeira tem influência no comportamento equilibrado das questões relacionadas ao dinheiro, levando a uma melhoria na qualidade de vida e na saúde financeira, beneficiando a sociedade como um todo. Esta pesquisa contribui para incentivar a discussão acadêmica sobre o tema, promovendo um melhor entendimento dos fatores que podem estar relacionados à decisão financeira.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto