dc.contributor.advisor | Sarturi Greici | |
dc.creator | Nascimento Fernanda Bueno do | |
dc.date.accessioned | 2024-08-01T16:38:53Z | |
dc.date.available | 2024-08-01T16:38:53Z | |
dc.date.issued | 2023-07-13 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32573 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso de graduação- Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões, Curso de Administração, RS,2023. | por |
dc.description.abstract | Cooperativism emerged as a new organizational medium in the economy, being a union of
economic and social values. Among its modalities, there is the credit cooperative, whose
objective is to promote to its members financial assistance, fundraising operations, provision of
services, granting of credits, loans with lower interest, among other benefits, being verified, in
recent years, an expansion of the range of banking services of these cooperatives, aiming to
serve more and more the associates and the population in general. Thus, one of the main
purposes of these institutions is to ensure the satisfaction of their members. Thus, the present
study aimed to identify the level of satisfaction of the members of the financial institution
Sicoob Oestecredi of Palmeira das Missões/RS. As a method, a quantitative and descriptive
approach was adopted. For data collection, a questionnaire was applied, with the participation
of fifty-eight associates, and elements such as the degree of satisfaction of the cooperative
members, application of the Net Promoter Score (NPS) tool and profile of the cooperative
members were analyzed. By way of conclusion, it was evidenced that the associates, in general,
are satisfied with all the elements that involve the service marketing of the financial institution
Sicoob Oestecredi of Palmeira das Missões/RS. Some aspects such as bureaucracy and hiring,
however, need to be optimized, but, in general, do not interfere significantly in the satisfaction
of associates. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Instituição Financeira. Valores. Relacionamento. | por |
dc.title | Satisfação dos cooperados do Sicoob Oestecred de Palmeira das Missões/RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Palmeira das Missões, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de administração | por |
dc.description.resumo | O cooperativismo surgiu como um novo meio organizacional na economia, sendo uma união de
valores econômicos e sociais. Dentre suas modalidades, existe o cooperativismo de crédito, cujo
objetivo consiste em promover aos seus associados assistência financeira, operações de
captação de recursos, prestação de serviços, concessão de créditos, empréstimos com juros
menores, dentre outros benefícios, sendo verificado, nos últimos anos, uma ampliação do leque
de serviços bancários destas cooperativas, visando atender cada vez mais os associados e a
população em geral. Assim, uma das principais finalidades dessas instituições é garantir a
satisfação dos seus associados. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo identificar o
nível de satisfação dos cooperados da instituição financeira Sicoob Oestecredi de Palmeira das
Missões/RS. Como método, adotou-se uma abordagem quantitativa e caráter descritivo. Para a
coleta dos dados, foi aplicado questionário, com a participação de cinquenta e oito associados,
sendo analisados elementos como grau de satisfação dos cooperados, aplicação da ferramenta
Net Promoter Score (NPS) e perfil dos cooperados. A título de conclusão, evidenciou-se que os
associados, de maneira geral, estão satisfeitos com todos os elementos que envolvem o
marketing de serviço da instituição financeira Sicoob Oestecredi de Palmeira das Missões/RS.
Alguns aspectos como burocracia e contratação precisam ser otimizados, mas, numa perspectiva
geral, não interferem de modo significativo na satisfação dos associados. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Palmeira das Missões | por |