Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMichelin, Cláudia de Freitas
dc.creatorArantes Júnior, César Augusto
dc.date.accessioned2024-08-02T11:52:10Z
dc.date.available2024-08-02T11:52:10Z
dc.date.issued2024-07-15
dc.date.submitted2024
dc.identifier.citationARANTES JUNIOR, C. A. Estudo da percepção de alunos de graduação em Ciências Contábeis sobre educação financeira. 2024. 81 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2024por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32588
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2024.por
dc.description.abstractGiven the importance of the financial education theme, thisscientific investigative study aimed to analyze the perception, level of knowledge and financial education practices adopted by undergraduate students in Accounting Sciences at the Federal University of Santa Maria. In this way, it was approached through bibliographic research in the areas pertinent to the work - concepts and the evolution of financial education involving its processes, methods and application from primary school to graduation, to have the necessary foundation to carry out the survey with undergraduate students. With this purpose, a quantitative research was carried out, through the application of an instrument divided into three variables, namely: (1) financial education teaching, (2) financial management, and (3) consumption practices, characterized according to the profiles of the respondents. With the data obtained, a mapping of the situation found was structured, suggesting good financial education practices and indication of future work. The results partially ratified information from similar studies and brought more visibility on needs and opportunities for improvement. It can be said that students have received financial education teachings throughout their academic life, especially in undergraduate studies, ensuring good knowledge on the subject. Regarding the importance, they are aware of this, but they are eager to expand and practice knowledge with discussions and analysis. The research had the contribution of mapping the situation of financial education teaching of undergraduates, obtaining basic information about the level of knowledge, significance of the theme and applications in order to provoke new discussions and findings that may guide the evolution and improvement of financial education knowledge.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEFpor
dc.subjectAdministração financeirapor
dc.subjectConsumo conscientepor
dc.subjectFinancial educationeng
dc.subjectFinancial manegementeng
dc.subjectConscious consumptioneng
dc.titleEstudo da percepção de alunos de graduação em Ciências Contábeis sobre educação financeirapor
dc.title.alternativeStudy of the perception of undergraduate students in accounting sciences about financial educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Contábeispor
dc.description.resumoDada a importância do tema “EF”, este estudo científico de cunho investigativo teve como objetivo analisar a percepção, o nível de conhecimento e as práticas de EF adotadas pelos alunos de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria. Desta forma abordou-se através de pesquisas de caráter bibliográfico nas áreas pertinentes ao trabalho - conceitos e a evolução da EF envolvendo seus processos, métodos e aplicação da escola primária a graduação, para ter fundamentação necessária para realizar o levantamento junto aos alunos de graduação. Com este intuito, foi realizada uma pesquisa quantitativa, através da aplicação de um instrumento dividido em três variáveis, sendo elas: (1) ensino da EF, (2) administração financeira, e (3) práticas de consumo, caracterizados de acordo com os perfis dos pesquisados. Com os dados obtidos, foi estruturado um mapeamento da situação encontrada, sugerindo boas práticas de EF e indicação de trabalhos futuros. Os resultados ratificaram parcialmente informações de trabalhos semelhantes e trouxe mais visibilidade sobre necessidades e oportunidade de melhorias. Pode-se afirmar que os alunos receberam ensinamentos de EF ao longo da vida acadêmica, principalmente na graduação garantindo bom conhecimento sobre o assunto. Em relação a importância, eles têm essa consciência, mas estão ávidos para ampliar e praticar os conhecimentos com discussões e análise. A pesquisa teve como contribuição mapear a situação do ensino da EF dos graduandos, obtendo informações básicas sobre o nível de conhecimento, significância do tema e aplicações no sentido de provocar novas discussões e achados que poderão nortear a evolução e melhorias dos conhecimentos de EF.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto