dc.contributor.advisor | Michelin, Cláudia de Freitas | |
dc.creator | Arantes Júnior, César Augusto | |
dc.date.accessioned | 2024-08-02T11:52:10Z | |
dc.date.available | 2024-08-02T11:52:10Z | |
dc.date.issued | 2024-07-15 | |
dc.date.submitted | 2024 | |
dc.identifier.citation | ARANTES JUNIOR, C. A. Estudo da percepção de alunos de graduação em Ciências Contábeis sobre educação financeira. 2024. 81 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2024 | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32588 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2024. | por |
dc.description.abstract | Given the importance of the financial education theme, thisscientific investigative study
aimed to analyze the perception, level of knowledge and financial education practices adopted
by undergraduate students in Accounting Sciences at the Federal University of Santa Maria. In
this way, it was approached through bibliographic research in the areas pertinent to the work -
concepts and the evolution of financial education involving its processes, methods and
application from primary school to graduation, to have the necessary foundation to carry out
the survey with undergraduate students. With this purpose, a quantitative research was carried
out, through the application of an instrument divided into three variables, namely: (1) financial
education teaching, (2) financial management, and (3) consumption practices, characterized
according to the profiles of the respondents. With the data obtained, a mapping of the situation
found was structured, suggesting good financial education practices and indication of future
work. The results partially ratified information from similar studies and brought more visibility
on needs and opportunities for improvement. It can be said that students have received financial
education teachings throughout their academic life, especially in undergraduate studies,
ensuring good knowledge on the subject. Regarding the importance, they are aware of this, but
they are eager to expand and practice knowledge with discussions and analysis. The research
had the contribution of mapping the situation of financial education teaching of undergraduates,
obtaining basic information about the level of knowledge, significance of the theme and
applications in order to provoke new discussions and findings that may guide the evolution and
improvement of financial education knowledge. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | EF | por |
dc.subject | Administração financeira | por |
dc.subject | Consumo consciente | por |
dc.subject | Financial education | eng |
dc.subject | Financial manegement | eng |
dc.subject | Conscious consumption | eng |
dc.title | Estudo da percepção de alunos de graduação em Ciências Contábeis sobre educação financeira | por |
dc.title.alternative | Study of the perception of undergraduate students in accounting sciences about financial education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Ciências Contábeis | por |
dc.description.resumo | Dada a importância do tema “EF”, este estudo científico de cunho investigativo teve como
objetivo analisar a percepção, o nível de conhecimento e as práticas de EF adotadas pelos alunos
de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria. Desta forma
abordou-se através de pesquisas de caráter bibliográfico nas áreas pertinentes ao trabalho -
conceitos e a evolução da EF envolvendo seus processos, métodos e aplicação da escola
primária a graduação, para ter fundamentação necessária para realizar o levantamento junto aos
alunos de graduação. Com este intuito, foi realizada uma pesquisa quantitativa, através da
aplicação de um instrumento dividido em três variáveis, sendo elas: (1) ensino da EF, (2)
administração financeira, e (3) práticas de consumo, caracterizados de acordo com os perfis dos
pesquisados. Com os dados obtidos, foi estruturado um mapeamento da situação encontrada,
sugerindo boas práticas de EF e indicação de trabalhos futuros. Os resultados ratificaram
parcialmente informações de trabalhos semelhantes e trouxe mais visibilidade sobre
necessidades e oportunidade de melhorias. Pode-se afirmar que os alunos receberam
ensinamentos de EF ao longo da vida acadêmica, principalmente na graduação garantindo bom
conhecimento sobre o assunto. Em relação a importância, eles têm essa consciência, mas estão
ávidos para ampliar e praticar os conhecimentos com discussões e análise. A pesquisa teve
como contribuição mapear a situação do ensino da EF dos graduandos, obtendo informações
básicas sobre o nível de conhecimento, significância do tema e aplicações no sentido de
provocar novas discussões e achados que poderão nortear a evolução e melhorias dos
conhecimentos de EF. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |