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dc.creatorManica, Daniel
dc.date.accessioned2024-08-02T17:35:18Z
dc.date.available2024-08-02T17:35:18Z
dc.date.issued2024-07-23
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32608
dc.description.abstractThe public budget is the means by which various government institutions can carry out practically all their activities and public higher education institutions are no different, as they depend on this resource to maintain their entire chain of services. In this sense, the Federal University of Santa Maria, aiming at teaching, research and extension, has its Teaching Units as the main application of its resources and therefore it is necessary to make use of instruments that allow these funds to be managed efficiently. Thus, the present study sought to understand how this budget management takes place in a Teaching Unit at UFSM in order to identify needs and functionalities of a technological information and communication tool that can make the management of resources in this unit more effective. A descriptive research was used, with a qualitative approach that uses an agile systems development methodology to build this tool. Therefore, the research was carried out through semi-structured interviews with potential users of this technology, which identified inefficient budget management, which requires greater planning, control, updating and communication between sectors. Thus, the research sought to understand these difficulties, concerns and best practices in relation to budgeting and to develop and evaluate a tool that promotes budgetary effectiveness and thus identify the necessary requirements to serve users. Based on the information and cooperation of a software programmer, the first modules of the tool were developed, in addition to testing with some key users that brought greater refinement to the system after its first version. The next steps will involve improving the system and effective implementation and use.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão orçamentáriapor
dc.subjectFerramenta da tecnologia de informação e comunicaçãopor
dc.subjectUniversidadespor
dc.subjectBudget managementeng
dc.subjectInformation and communication technology tooleng
dc.subjectUniversitieseng
dc.titleFerramenta tecnológica de gestão orçamentária em uma unidade universitáriapor
dc.title.alternativeTechnological tool for budget management in a university uniteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO orçamento público é o meio pelo qual as diversas instituições governamentais podem desenvolver praticamente todas as suas atividades e nas instituições de ensino superior públicas não é diferente, pois dependem deste recurso para manter toda sua cadeia de serviços. Nesse sentido, a Universidade Federal de Santa Maria, visando o ensino, a pesquisa e a extensão tem em suas Unidades de Ensino a aplicação principal de seus recursos e assim se faz necessário lançar mão de instrumentos que permitam gerir de modo eficiente esses numerários. Assim, o presente estudo buscou compreender como se dá essa gestão de orçamento em uma Unidade de Ensino da UFSM em busca de identificar necessidades e funcionalidades de uma ferramenta tecnológica de informação e comunicação que possa tornar mais eficaz a gestão dos recursos dessa unidade. Utilizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa que faz uso de uma metodologia ágil de desenvolvimento de sistemas para a construção desta ferramenta. Desse modo, a pesquisa foi realizada por meio entrevista semiestruturada com os potenciais usuários dessa tecnologia que identificou uma gestão orçamentária ineficiente, que necessita de maior planejamento, controle, atualização e comunicação entre setores. Assim a pesquisa, buscou entender essas dificuldades, anseios e melhores práticas emrelação ao orçamento edesenvolver e avaliar uma ferramenta que promove a eficácia orçamentária e assim identificar os requisitos necessários para atender os usuários. A partir das informações e cooperação de um programador de software houve o desenvolvimento dos primeiros módulos da ferramenta, além de realização de testes com alguns usuários chaves que trouxeram maior refinamento ao sistema após sua primeira versão. As próximas etapas envolverão o aperfeiçoamento do sistema e efetivaimplantação e uso.por
dc.contributor.advisor1Bobsin, Debora
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9741757650191659por
dc.contributor.referee1Simonetto, Eugênio de Oliveira
dc.contributor.referee2Albano, Cláudio Sonáglio
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1646925702925785por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministração Públicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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