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dc.contributor.advisorSegat, Taciana Camera
dc.creatorHosda, Carla Beatriz Kunzler
dc.date.accessioned2024-08-05T12:35:51Z
dc.date.available2024-08-05T12:35:51Z
dc.date.issued2023-12-26
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32611
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2023.por
dc.description.abstractThis study aimed to provide an overview of bilingual education in private Early Childhood Education schools in Santa Maria. To achieve this, specific objectives included analyzing public policies that guide and support this pedagogical practice, with a focus on Early Childhood Education; identifying studies published on this teaching perspective, and finally, mapping Early Childhood Education schools in the municipality of Santa Maria that have implemented bilingual education in their curriculum. This investigation was characterized as qualitative and documentary research, considering the conducted mapping and the analysis of public policies guiding bilingual education in private Early Childhood Education schools in Santa Maria. The study discusses public policies and their definitions regarding bilingual education. It presents the results of searches for research found in the Capes database and articles in the SciELO database involving bilingual education and Early Childhood Education. Additionally, it provides a mapping of private Early Childhood Education schools in Santa Maria that have adopted bilingual proposals in their curriculum. At the end of this research, we conclude that many questions remain active in our reflections. The growth of the market for schools with bilingual proposals is a trend in the private sector, and the question arises: how is teacher training addressed for engaging in this approach? Is early bilingual education beneficial for the development of children aged 0 to 5 years? Are bilingual schools considering the learning processes before focusing on results? How can we envision bilingual education by integrating textbooks into our propositions within environments that nurture, stimulate, and propel learning? Thus, based on the reflective movements we aimed to undertake, our objective has been achieved. Consequently, these movements leave numerous possibilities for debate open, as we are convinced that many concerns still need to be studied and explored further.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação bilínguepor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectBilingual educationeng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectPublic policieseng
dc.titleEducação bilíngue no contexto da educação infantil: algumas reflexões perguntativaspor
dc.title.alternativeBilingual education in the context of early childhood education: some interrogative reflectionseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoA presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional e foi desenvolvida para o Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo deste estudo foi traçar um panorama do ensino bilíngue nas escolas de Educação Infantil da rede privada de Santa Maria, para tanto, com os objetivos específicos buscou-se analisar as políticas públicas que norteiam e embasam essa prática pedagógica, com ênfase na Educação Infantil, identificar estudos que foram publicados envolvendo essa perspectiva de ensino e por fim, realizar um mapeamento das escolas de Educação Infantil no munícipio de Santa Maria que implementaram o ensino bilíngue em seu currículo. Esta investigação caracterizouse como uma pesquisa qualitativa e documental considerando o mapeamento que foi realizado e a análise das políticas públicas que norteiam e embasam o ensino bilíngue nas escolas particulares de Educação Infantil do munícipio de Santa Maria. Discorremos sobre as políticas públicas e suas definições no que se refere à educação bilíngue, apresentamos o resultado das buscas por pesquisas encontradas no banco de dados da Capes e artigos na base de dados SciELO que envolvem a educação bilíngue e Educação Infantil e apresentamos o mapeamento das escolas particulares de Educação Infantil do município de Santa Maria que adotam propostas bilíngues em seu currículo. Ao final desta pesquisa, concluímos que muitos questionamentos ainda estão ativos em nossas reflexões, o crescimento do mercado de escolas com propostas bilíngues é uma tendência da rede privada, e como fica a formação de professores para atuar nessa proposta? A educação bilíngue precoce é favorável para o desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos? As escolas com propostas bilíngues estão considerando os processos de aprendizagem antes dos resultados? Como podemos pensar em uma educação bilíngue utilizando livros didáticos compondo nossas proposições com ambientes que acolhem, instigam e impulsionam? Assim, tendo como base os movimentos reflexivos que propusemos realizar, o nosso objetivo foi alcançado. Logo, estes movimentos deixam em aberto inúmeras possibilidades de debates, pois temos a convicção de que muitas inquietações ainda precisam ser estudadas e aprofundadas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [290]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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