dc.contributor.advisor | Segat, Taciana Camera | |
dc.creator | Hosda, Carla Beatriz Kunzler | |
dc.date.accessioned | 2024-08-05T12:35:51Z | |
dc.date.available | 2024-08-05T12:35:51Z | |
dc.date.issued | 2023-12-26 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32611 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to provide an overview of bilingual education in private Early
Childhood Education schools in Santa Maria. To achieve this, specific objectives
included analyzing public policies that guide and support this pedagogical practice,
with a focus on Early Childhood Education; identifying studies published on this
teaching perspective, and finally, mapping Early Childhood Education schools in the
municipality of Santa Maria that have implemented bilingual education in their
curriculum. This investigation was characterized as qualitative and documentary
research, considering the conducted mapping and the analysis of public policies
guiding bilingual education in private Early Childhood Education schools in Santa
Maria. The study discusses public policies and their definitions regarding bilingual
education. It presents the results of searches for research found in the Capes
database and articles in the SciELO database involving bilingual education and Early
Childhood Education. Additionally, it provides a mapping of private Early Childhood
Education schools in Santa Maria that have adopted bilingual proposals in their
curriculum. At the end of this research, we conclude that many questions remain
active in our reflections. The growth of the market for schools with bilingual proposals
is a trend in the private sector, and the question arises: how is teacher training
addressed for engaging in this approach? Is early bilingual education beneficial for
the development of children aged 0 to 5 years? Are bilingual schools considering the
learning processes before focusing on results? How can we envision bilingual
education by integrating textbooks into our propositions within environments that
nurture, stimulate, and propel learning? Thus, based on the reflective movements we
aimed to undertake, our objective has been achieved. Consequently, these
movements leave numerous possibilities for debate open, as we are convinced that
many concerns still need to be studied and explored further. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação bilíngue | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Bilingual education | eng |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Public policies | eng |
dc.title | Educação bilíngue no contexto da educação infantil: algumas reflexões perguntativas | por |
dc.title.alternative | Bilingual education in the context of early childhood education: some interrogative reflections | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas
Públicas e Gestão Educacional e foi desenvolvida para o Curso de Especialização
em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo
deste estudo foi traçar um panorama do ensino bilíngue nas escolas de Educação
Infantil da rede privada de Santa Maria, para tanto, com os objetivos específicos
buscou-se analisar as políticas públicas que norteiam e embasam essa prática
pedagógica, com ênfase na Educação Infantil, identificar estudos que foram
publicados envolvendo essa perspectiva de ensino e por fim, realizar um
mapeamento das escolas de Educação Infantil no munícipio de Santa Maria que
implementaram o ensino bilíngue em seu currículo. Esta investigação caracterizouse
como uma pesquisa qualitativa e documental considerando o mapeamento que
foi realizado e a análise das políticas públicas que norteiam e embasam o ensino
bilíngue nas escolas particulares de Educação Infantil do munícipio de Santa Maria.
Discorremos sobre as políticas públicas e suas definições no que se refere à
educação bilíngue, apresentamos o resultado das buscas por pesquisas
encontradas no banco de dados da Capes e artigos na base de dados SciELO que
envolvem a educação bilíngue e Educação Infantil e apresentamos o mapeamento
das escolas particulares de Educação Infantil do município de Santa Maria que
adotam propostas bilíngues em seu currículo. Ao final desta pesquisa, concluímos
que muitos questionamentos ainda estão ativos em nossas reflexões, o crescimento
do mercado de escolas com propostas bilíngues é uma tendência da rede privada, e
como fica a formação de professores para atuar nessa proposta? A educação
bilíngue precoce é favorável para o desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos? As
escolas com propostas bilíngues estão considerando os processos de aprendizagem
antes dos resultados? Como podemos pensar em uma educação bilíngue utilizando
livros didáticos compondo nossas proposições com ambientes que acolhem,
instigam e impulsionam? Assim, tendo como base os movimentos reflexivos que
propusemos realizar, o nosso objetivo foi alcançado. Logo, estes movimentos
deixam em aberto inúmeras possibilidades de debates, pois temos a convicção de
que muitas inquietações ainda precisam ser estudadas e aprofundadas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |