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dc.creatorSchittler, João Gabriel da Cunha
dc.date.accessioned2024-08-05T21:01:20Z
dc.date.available2024-08-05T21:01:20Z
dc.date.issued2024-07-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32633
dc.description.abstractDistributed simulations aim to recreate some real behavior using computer networks; they are often geographically distributed as well. One widely used approach to develop distributed simulations is to use a pre-established standard for network communication between simulators; one such standard is High-Level Architecture (HLA) (IEEE, 2010). However, the development of source code for such standards is often complex and error-prone, making code generators a good option for its development. Model Driven Architectures (MDA) (OMG, 2023) have been explored to generate efficient source code based on highlevel conceptual models. Nevertheless, using MDA for code generation creates another challenge: the specification and development of accurate high-level models of the simulation, which can be quite difficult if the project stakeholders cannot properly understand the models. This work, centered in HLA project development, explores the use of ObjectProcess Methodology (DORI, 2002) in a methodology for developing distributed simulations with a conceptual modeling step that is natural, understandable to stakeholders and that guarantees automatic transformation from high-level (human-friendly) specifications into HLA source code for the specified simulation. The proposed methodology is aligned to the Distributed Simulation Engineering and Execution Process (DSEEP) and maintains the possibility of using UML as a modeling language. This work also contains a series of experiments that aim to validate the contributions, showcasing that the developed methodology can achieve its objectives and that its use is appropriate for developing distributed simulations.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSimulações distribuídaspor
dc.subjectArquitetura orientada a modelospor
dc.subjectTransformações entre modelospor
dc.subjectMetodologia de objetos e processospor
dc.subjectDistributed simulationeng
dc.subjectModel driven architectureeng
dc.subjectModel to model transformationeng
dc.subjectObject-process methodologyeng
dc.titleUma metodologia para desenvolver simulações distribuídas HLA usando DSEEP guiado a modelos com OPM e UMLpor
dc.title.alternativeA methodology to develop HLA distributed simulations using model-driven DSEEP with OPM and UMLeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoSimulações distribuídas visam recriar algum comportamento real através de redes de simuladores independentes, muitas vezes geograficamente distribuídos. Uma abordagem amplamente usada para desenvolver simulações distribuídas é adotar algum padrão pré estabelecido de comunicação entre simuladores, como o High-Level Architecture (HLA) (IEEE, 2010). Porém, o desenvolvimento de código fonte pode ser complexo e sujeito a erros, motivando o uso de geradores de código fonte. A arquitetura orientada a modelos (MDA) (OMG, 2023) tem sido explorada na geração de modelos bem definidos a partir de modelos de alto nível de abstração, potencializando a geração eficiente de código fonte. Porém, a etapa de modelagem conceitual inicial permanece sendo um desafio que requer especial atenção aos objetivos da simulação e à construção de um modelo conceitual dos elementos chave da simulação. Este trabalho, centrado em desenvolvimento alinhado ao padrão HLA, apresenta uma proposta de exploração da Object-Process Methodology (OPM) (DORI, 2002) em uma metodologia de desenvolvimento de simulações distribuídas com uma etapa de modelagem conceitual natural, compreensível à stakeholders e que garanta uma transição automatizada de especificações de alto nível (human-friendly) para código fonte HLA da simulação especificada. A metodologia proposta está alinhada ao Distributed Simulation Engineering and Execution Process (DSEEP) e mantém opção de emprego de UML como linguagem de modelagem. Este trabalho contém também uma série de experimentos que visam validar as contribuições, mostrando que a metodologia desenvolvida consegue atingir seus objetivos e que seu uso é apropriado para o desenvolvimento de simulações distribuídas.por
dc.contributor.advisor1Nunes, Raul Ceretta
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7947423722511295por
dc.contributor.referee1Fontoura, Lisandra Manzoni
dc.contributor.referee2Znotka, Jürgen
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7342547444809636por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência da Computaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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