dc.creator | Schittler, João Gabriel da Cunha | |
dc.date.accessioned | 2024-08-05T21:01:20Z | |
dc.date.available | 2024-08-05T21:01:20Z | |
dc.date.issued | 2024-07-19 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32633 | |
dc.description.abstract | Distributed simulations aim to recreate some real behavior using computer networks; they
are often geographically distributed as well. One widely used approach to develop distributed simulations is to use a pre-established standard for network communication between simulators; one such standard is High-Level Architecture (HLA) (IEEE, 2010). However, the development of source code for such standards is often complex and error-prone,
making code generators a good option for its development. Model Driven Architectures
(MDA) (OMG, 2023) have been explored to generate efficient source code based on highlevel conceptual models. Nevertheless, using MDA for code generation creates another
challenge: the specification and development of accurate high-level models of the simulation, which can be quite difficult if the project stakeholders cannot properly understand
the models. This work, centered in HLA project development, explores the use of ObjectProcess Methodology (DORI, 2002) in a methodology for developing distributed simulations with a conceptual modeling step that is natural, understandable to stakeholders and
that guarantees automatic transformation from high-level (human-friendly) specifications
into HLA source code for the specified simulation. The proposed methodology is aligned
to the Distributed Simulation Engineering and Execution Process (DSEEP) and maintains
the possibility of using UML as a modeling language. This work also contains a series of
experiments that aim to validate the contributions, showcasing that the developed methodology can achieve its objectives and that its use is appropriate for developing distributed
simulations. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Simulações distribuídas | por |
dc.subject | Arquitetura orientada a modelos | por |
dc.subject | Transformações entre modelos | por |
dc.subject | Metodologia de objetos e processos | por |
dc.subject | Distributed simulation | eng |
dc.subject | Model driven architecture | eng |
dc.subject | Model to model transformation | eng |
dc.subject | Object-process methodology | eng |
dc.title | Uma metodologia para desenvolver simulações distribuídas HLA usando DSEEP guiado a modelos com OPM e UML | por |
dc.title.alternative | A methodology to develop HLA distributed simulations using model-driven DSEEP with OPM and UML | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Simulações distribuídas visam recriar algum comportamento real através de redes de simuladores independentes, muitas vezes geograficamente distribuídos. Uma abordagem
amplamente usada para desenvolver simulações distribuídas é adotar algum padrão pré
estabelecido de comunicação entre simuladores, como o High-Level Architecture (HLA)
(IEEE, 2010). Porém, o desenvolvimento de código fonte pode ser complexo e sujeito a
erros, motivando o uso de geradores de código fonte. A arquitetura orientada a modelos
(MDA) (OMG, 2023) tem sido explorada na geração de modelos bem definidos a partir de
modelos de alto nível de abstração, potencializando a geração eficiente de código fonte.
Porém, a etapa de modelagem conceitual inicial permanece sendo um desafio que requer especial atenção aos objetivos da simulação e à construção de um modelo conceitual
dos elementos chave da simulação. Este trabalho, centrado em desenvolvimento alinhado
ao padrão HLA, apresenta uma proposta de exploração da Object-Process Methodology
(OPM) (DORI, 2002) em uma metodologia de desenvolvimento de simulações distribuídas
com uma etapa de modelagem conceitual natural, compreensível à stakeholders e que
garanta uma transição automatizada de especificações de alto nível (human-friendly) para
código fonte HLA da simulação especificada. A metodologia proposta está alinhada ao
Distributed Simulation Engineering and Execution Process (DSEEP) e mantém opção de
emprego de UML como linguagem de modelagem. Este trabalho contém também uma
série de experimentos que visam validar as contribuições, mostrando que a metodologia
desenvolvida consegue atingir seus objetivos e que seu uso é apropriado para o desenvolvimento de simulações distribuídas. | por |
dc.contributor.advisor1 | Nunes, Raul Ceretta | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7947423722511295 | por |
dc.contributor.referee1 | Fontoura, Lisandra Manzoni | |
dc.contributor.referee2 | Znotka, Jürgen | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7342547444809636 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Ciência da Computação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |