Educação para o empreendedorismo: práticas educacionais inovadoras no ensino superior
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Data
2020-09-29Primeiro coorientador
Minello, Italo Fernando
Primeiro membro da banca
Trevisan, Marcelo
Segundo membro da banca
Moura, Gilnei Luiz de
Terceiro membro da banca
Schaefer, Ricardo
Quarto membro da banca
Santos, Paulo Emílio Alves dos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo procurou analisar a implementação de uma disciplina, a partir das práticas interdisciplinares de educação para o empreendedorismo adotadas na mesma, e sua influência sobre a autoeficácia e a intenção empreendedora de estudantes de graduação de uma IFE, na visão de alunos e professores. Adotou-se a abordagem mista – qualitativa e quantitativa – de natureza descritiva, aplicada e exploratóória, com base em pesquisa empírica e, como estratégia de coleta de dados, a aplicação de questionários, instrumentos de avaliação, entrevistas e observação. Na abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com 11 docentes que ministram a referida disciplina, e posteriormente analisadas por meio das técnicas de análise de conteúdo (BARDIN, 2014). Na abordagem quantitativa, foi aplicada a escala de autoeficácia na formação superior (AEFS), desenvolvida por Polydoro e Guerreiro-Casanova (2010), e o questionário de intenção empreendedora (QIE), desenvolvido por Liñán e Chen (2009), junto a 122 alunos de graduação da Universidade Federal de Santa Maria - RS. Ressalta-se que a aplicação dos referidos questionários ocorreu em dois momentos, no início e no final do semestre de forma pareada, permitindo um comparativo entre as duas coletas. Como resultado, pode-se afirmar que os alunos participantes, apresentaram aumento nos índices de autoeficácia e intenção empreendedora apóós cursarem a disciplina. Com base na triangulação dos dados, pode-se inferir este aumento às práticas interdisciplinares de educação para o empreendedorismo adotadas na disciplina atitude empreendedora na prática. Outro resultado desta pesquisa foi a constatação da autoeficácia como preditora da intenção empreendedora dos alunos estudados. Como sugestão para estudos futuros recomenda-se a comparação dos resultados com indivíduos de outras universidades que contam com disciplinas semelhantes, bem como comparações com grupos controle.
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