Pré-aposentadoria docente em instituição de ensino superior pública: pesquisa de métodos mistos
Data
2024-06-21Primeiro coorientador
Santos, José Luís Guedes dos
Primeiro membro da banca
Camponogara, Silviamar
Segundo membro da banca
Trindade, Leticia de Lima
Terceiro membro da banca
Weiller, Teresinha Heck
Quarto membro da banca
Oliveira, João Lucas Campos de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O envelhecimento da população é um fenômeno mundial, desencadeado especialmente pelo
acelerado aumento da expectativa de vida. Consequentemente à maior longevidade, verifica-se
que muitos trabalhadores estão em processo de aposentadoria. Esta fase é acompanhada de
muitas transformações, podendo desencadear efeitos positivos ou negativos. Especificamente a
pré-aposentadoria vivenciada pelos docentes federais, necessita ser avaliada e contextualizada
por meio das subjetividades e singularidades do trabalhador inserido no ambiente laboral da
docência. O objetivo principal deste estudo é analisar a preparação para a aposentadoria de
docentes em uma Instituição de Ensino Superior pública do Rio Grande do Sul. Estudo de
métodos mistos, de abordagem explanatório sequencial em duas fases (QUANT - qual). O
cenário foi uma universidade pública do Rio Grande do Sul. A população foi composta por 89
docentes que voluntariamente se dispuseram a integrar a pesquisa. A primeira fase de
abordagem quantitativa, ocorreu via sistema de questionário online, de desenho transversal
descritivo por meio de três instrumentos autoaplicáveis: um questionário sociodemográfico,
ocupacional e de saúde; a Escala de Mudança de Comportamento de Planejamento da
Aposentadoria e a Escala Processo de Planejamento da Aposentadoria. Os dados foram
analisados por estatística descritiva e inferencial. A segunda fase, de abordagem qualitativa
ocorreu a partir dos resultados da etapa anterior, embasada no desenho exploratório-descritivo,
por meio de entrevistas individuais semiestruturadas. Os dados foram submetidos à análise
temática com auxílio do software MaxQDA. Os resultados foram conectados, revelando uma
compreensão abrangente da temática investigada. A Fase I foi composta por 89 participantes,
sendo 51% sendo masculino e 49% feminino, com idades entre 54 a 75 anos. A Fase II, foi
integrada por 11 docentes, sendo a maioria do sexo feminino (98%), com idades que variaram
de 59 a 65 anos. O estágio de mudança de comportamento de planejamento para aposentadoria
prevalente foi de Ação (43%), com principal investimento no planejamento financeiro (18%).
Não houve identificação dos estágios de pré-contemplação e contemplação. O domínio
relacionado ao investimento em comportamentos em Autonomia e Bem-Estar teve maior
média, quando comparado com o investimento em comportamentos Ocupacional – Social
(p<0,001). Na Escala de Processo de Planejamento para aposentadoria, a média das dimensões
foram semelhantes, principalmente entre planejamento em saúde e financeiro (3,40±𝐷𝑃) e,
entre estilo de vida e psicossocial (3,02±𝐷𝑃). O planejamento de estilo de vida teve avaliação
mais baixa dentre as quatro dimensões e o planejamento financeiro foi a melhor avaliada.
Evidenciou-se que a saúde é uma preocupação constante dos docentes, dessa forma, conclui-se
que os dados das abordagens utilizadas se complementam, contatando que as consultas e
exames de saúde periódicos, alimentação saudável, atividades físicas regulares, além de tempo
na agenda para cultivar as amizades e a convivência familiar são as principais ações investidas
pelos docentes. Espera-se com esse estudo, obter subsídios que possibilitem auxiliar nas
práticas assistenciais do processo de saúde-doença, trabalho e gestão das instituições de ensino,
no que se refere aos docentes em processo de aposentadoria e /ou todo o universo docente com
o lifelong learning (educação ao longo da vida).
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