dc.contributor.advisor | Cappellari Gabriela | |
dc.creator | Grimm Rafaella Ragasson | |
dc.date.accessioned | 2024-08-12T13:56:07Z | |
dc.date.available | 2024-08-12T13:56:07Z | |
dc.date.issued | 2023-12-06 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32668 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa maria, Campus de palmeira das Missões, Curso de administração, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | One of the main goals of every organization is results. In view of this, there is a need for
strategic planning and control at a strategic level so that the goals are achieved by the company.
Strategic planning, in turn, will serve as an aid in providing transformations, thus visualizing
opportunities that can reinforce and help the company achieve its goals. Thus, as a practical
contribution, this study intends to develop a strategic planning proposal for the budget sector
of the Beta company. It refers to the unit responsible for the company's budget plan and projects,
develops the composition of direct and indirect costs, analyzes deviations, presents revisions
and identifies opportunities for improvement and optimization of resources and cost
containment. The data collection of the research was carried out through the analysis of
documents and semi-structured interviews were also carried out with the supervisors of the
budget area of the organization. In view of the above, it was possible to verify that strategic
planning is little practiced, but known among the supervisors of the budget sector. The absence
of strategic planning for the budget sector is highlighted. As a result, the strategic planning
proposal came to add positively to the budget sector. And finally, regarding the relevance of
strategic planning, it is possible to say that it corroborates the planning of future investments,
decision-making process, productivity gains, profit, employee and customer satisfaction. In
addition, it is asserted that the more strategic objectives, the greater will be the involvement of
sectors for the realization of the action plan, united in a common objective. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | planejamento estratégico; organização; setor de orçamentos. | por |
dc.title | Planejamento estratégico: uma proposta para o setor de orçamentos da empresa BETA | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Palmeira das Missões, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Administração | por |
dc.description.resumo | Um dos principais objetivos de toda organização é resultado. Diante disso, tem-se a necessidade
de um planejamento estratégico e controle a nível estratégico para que as metas sejam
alcançadas pela empresa. O planejamento estratégico por sua vez, servirá como auxiliador no
provimento de transformações, visualizando assim, as oportunidades que possam reforçar e
ajudar a empresa no alcance dos objetivos. Dessa forma, enquanto contribuição prática, este
estudo tenciona desenvolver uma proposta de planejamento estratégico para o setor de
orçamentos da empresa Beta. Refere-se a unidade responsável pelo plano orçamentário da
empresa e dos projetos, desenvolve composição de custos diretos e indiretos, analisa desvios,
apresenta revisões e identifica oportunidades de melhoria e otimização dos recursos e contenção
de gastos. A coleta de dados da pesquisa realizou-se mediante às análises de documentos e
realizou-se ainda entrevistas semiestruturadas com os supervisores da área de orçamento da
organização. Diante do exposto, foi possível constatar que o planejamento estratégico é pouco
praticado, mas conhecido entre os supervisores do setor de orçamentos. Destaca-se a ausência
de planejamento estratégico para o setor de orçamentos. Com isso, a proposta de planejamento
estratégico veio a agregar positivamente para o setor de orçamentos. E por fim, sobre a
relevância do planejamento estratégico é possível afirmar que o mesmo corrobora com o
planejamento dos investimentos futuros, processo decisório, ganho de produtividade, lucro,
satisfação de colaboradores e clientes. Ademais, assevera-se que quanto mais objetivos
estratégicos, maior será o envolvimento de setores para a realização do plano de ação, unidos
em um objetivo em comum. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Palmeira das Missões | por |