Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCappellari Gabriela
dc.creatorGrimm Rafaella Ragasson
dc.date.accessioned2024-08-12T13:56:07Z
dc.date.available2024-08-12T13:56:07Z
dc.date.issued2023-12-06
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32668
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa maria, Campus de palmeira das Missões, Curso de administração, RS, 2023.por
dc.description.abstractOne of the main goals of every organization is results. In view of this, there is a need for strategic planning and control at a strategic level so that the goals are achieved by the company. Strategic planning, in turn, will serve as an aid in providing transformations, thus visualizing opportunities that can reinforce and help the company achieve its goals. Thus, as a practical contribution, this study intends to develop a strategic planning proposal for the budget sector of the Beta company. It refers to the unit responsible for the company's budget plan and projects, develops the composition of direct and indirect costs, analyzes deviations, presents revisions and identifies opportunities for improvement and optimization of resources and cost containment. The data collection of the research was carried out through the analysis of documents and semi-structured interviews were also carried out with the supervisors of the budget area of the organization. In view of the above, it was possible to verify that strategic planning is little practiced, but known among the supervisors of the budget sector. The absence of strategic planning for the budget sector is highlighted. As a result, the strategic planning proposal came to add positively to the budget sector. And finally, regarding the relevance of strategic planning, it is possible to say that it corroborates the planning of future investments, decision-making process, productivity gains, profit, employee and customer satisfaction. In addition, it is asserted that the more strategic objectives, the greater will be the involvement of sectors for the realization of the action plan, united in a common objective.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectplanejamento estratégico; organização; setor de orçamentos.por
dc.titlePlanejamento estratégico: uma proposta para o setor de orçamentos da empresa BETApor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPalmeira das Missões, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Administraçãopor
dc.description.resumoUm dos principais objetivos de toda organização é resultado. Diante disso, tem-se a necessidade de um planejamento estratégico e controle a nível estratégico para que as metas sejam alcançadas pela empresa. O planejamento estratégico por sua vez, servirá como auxiliador no provimento de transformações, visualizando assim, as oportunidades que possam reforçar e ajudar a empresa no alcance dos objetivos. Dessa forma, enquanto contribuição prática, este estudo tenciona desenvolver uma proposta de planejamento estratégico para o setor de orçamentos da empresa Beta. Refere-se a unidade responsável pelo plano orçamentário da empresa e dos projetos, desenvolve composição de custos diretos e indiretos, analisa desvios, apresenta revisões e identifica oportunidades de melhoria e otimização dos recursos e contenção de gastos. A coleta de dados da pesquisa realizou-se mediante às análises de documentos e realizou-se ainda entrevistas semiestruturadas com os supervisores da área de orçamento da organização. Diante do exposto, foi possível constatar que o planejamento estratégico é pouco praticado, mas conhecido entre os supervisores do setor de orçamentos. Destaca-se a ausência de planejamento estratégico para o setor de orçamentos. Com isso, a proposta de planejamento estratégico veio a agregar positivamente para o setor de orçamentos. E por fim, sobre a relevância do planejamento estratégico é possível afirmar que o mesmo corrobora com o planejamento dos investimentos futuros, processo decisório, ganho de produtividade, lucro, satisfação de colaboradores e clientes. Ademais, assevera-se que quanto mais objetivos estratégicos, maior será o envolvimento de setores para a realização do plano de ação, unidos em um objetivo em comum.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto