dc.contributor.advisor | Neto José de Pietro | |
dc.creator | Oliveira, Lisiane Giovanella de | |
dc.date.accessioned | 2024-08-12T13:56:54Z | |
dc.date.available | 2024-08-12T13:56:54Z | |
dc.date.issued | 2023-12-05 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32670 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso de graduação -Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões, Curso de Administração, RS,2023. | por |
dc.description.abstract | Granting credit is one of the ways that companies have found to achieve their goals. With the
ease of granting, many people end up spending outside their budget and become part of the list
of defaulting customers. Default is considered as the lack of payment or non-compliance with
some obligation, service or acquired good, causing various problems in the company, causing
losses. Therefore, the objective of this work is to analyze the profile of defaulting customers in
company X in the municipality of Palmeira das Missões – RS. For this, descriptive and quali
quantitative research was developed, being a case study, where the population is the 118
customers who are in default, being collected through a probabilistic sample for convenience,
based on document analysis, using descriptive statistics, using the Excel tool. As a result, it was
possible to notice that the majority of defaulting customers are women, aged between 26 and
35 years old, and the company's default risk level can be considered maximum. Also, the
majority had 0 to 200 days until the value expired and the outstanding installments were 0 to
10. The majority also had 1 to 2 open or expired contracts. Furthermore, the company's
collections policy needs some improvements, and it is suggested that a collections department
be created, closer proximity to the customer at the time of collection, in addition to offering
advantages for those who pay off their debts on time, which will bring greater results positive. | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Concessão de crédito. Inadimplência. Riscos. | por |
dc.title | Concessão de crédito: uma análise do perfil dos clientes inadimplentes da em pres X do município de Palmeira das Missões | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Palmeira das Missões, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Administração | por |
dc.description.resumo | A concessão de crédito é uma das formas que as empresas encontraram para atingir suas metas,
com a facilidade da concessão muitas pessoas acabam gastando os recursos acima da sua
capacidade orçamentária e, após negativadas, passam a fazer parte do índice de clientes
inadimplentes. A inadimplência é considerada como a falta de pagamento ou descumprimento
de alguma obrigação, serviço ou bem adquirido, causando vários problemas na empresa e
trazendo prejuízo. Com isso, o objetivo desse trabalho é analisar o perfil dos clientes
inadimplentes na empresa X do município de Palmeira das Missões – RS. Para isso, foi
desenvolvida uma pesquisa descritiva e quali-quantitativa, sendo um estudo de caso, onde a
população são os 118 clientes que estão inadimplentes, sendo feita uma coleta por meio de
amostra probabilística por conveniência, a partir de análise documental, utilizando estatística
descritiva, com o uso da ferramenta Excel. Como resultado, foi possível perceber que a maioria
dos clientes inadimplentes são mulheres, com idade entre 26 e 35 anos, sendo que o nível de
risco de inadimplência da empresa pode ser considerado como alto. O período de vencimento
constatado das dívidas foi de até 200 dias e as parcelas em aberto eram de 0 a 10. Também a
maioria dos clientes possuía de 1 a 2 contratos abertos ou vencidos. Nesse contexto, a política
de cobranças da empresa precisa de algumas melhorias, sendo sugerido a criação de um setor
de cobranças ou a terceirização das dívidas, havendo uma proximidade maior com o cliente no
momento da cobrança, além de oferecer vantagens para quem quitar suas dívidas em dia, o que
trará maiores resultados positivos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Palmeira das Missões | por |