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dc.contributor.advisorNeto José de Pietro
dc.creatorOliveira, Lisiane Giovanella de
dc.date.accessioned2024-08-12T13:56:54Z
dc.date.available2024-08-12T13:56:54Z
dc.date.issued2023-12-05
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32670
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso de graduação -Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões, Curso de Administração, RS,2023.por
dc.description.abstractGranting credit is one of the ways that companies have found to achieve their goals. With the ease of granting, many people end up spending outside their budget and become part of the list of defaulting customers. Default is considered as the lack of payment or non-compliance with some obligation, service or acquired good, causing various problems in the company, causing losses. Therefore, the objective of this work is to analyze the profile of defaulting customers in company X in the municipality of Palmeira das Missões – RS. For this, descriptive and quali quantitative research was developed, being a case study, where the population is the 118 customers who are in default, being collected through a probabilistic sample for convenience, based on document analysis, using descriptive statistics, using the Excel tool. As a result, it was possible to notice that the majority of defaulting customers are women, aged between 26 and 35 years old, and the company's default risk level can be considered maximum. Also, the majority had 0 to 200 days until the value expired and the outstanding installments were 0 to 10. The majority also had 1 to 2 open or expired contracts. Furthermore, the company's collections policy needs some improvements, and it is suggested that a collections department be created, closer proximity to the customer at the time of collection, in addition to offering advantages for those who pay off their debts on time, which will bring greater results positive.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectConcessão de crédito. Inadimplência. Riscos.por
dc.titleConcessão de crédito: uma análise do perfil dos clientes inadimplentes da em pres X do município de Palmeira das Missõespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPalmeira das Missões, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Administraçãopor
dc.description.resumoA concessão de crédito é uma das formas que as empresas encontraram para atingir suas metas, com a facilidade da concessão muitas pessoas acabam gastando os recursos acima da sua capacidade orçamentária e, após negativadas, passam a fazer parte do índice de clientes inadimplentes. A inadimplência é considerada como a falta de pagamento ou descumprimento de alguma obrigação, serviço ou bem adquirido, causando vários problemas na empresa e trazendo prejuízo. Com isso, o objetivo desse trabalho é analisar o perfil dos clientes inadimplentes na empresa X do município de Palmeira das Missões – RS. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva e quali-quantitativa, sendo um estudo de caso, onde a população são os 118 clientes que estão inadimplentes, sendo feita uma coleta por meio de amostra probabilística por conveniência, a partir de análise documental, utilizando estatística descritiva, com o uso da ferramenta Excel. Como resultado, foi possível perceber que a maioria dos clientes inadimplentes são mulheres, com idade entre 26 e 35 anos, sendo que o nível de risco de inadimplência da empresa pode ser considerado como alto. O período de vencimento constatado das dívidas foi de até 200 dias e as parcelas em aberto eram de 0 a 10. Também a maioria dos clientes possuía de 1 a 2 contratos abertos ou vencidos. Nesse contexto, a política de cobranças da empresa precisa de algumas melhorias, sendo sugerido a criação de um setor de cobranças ou a terceirização das dívidas, havendo uma proximidade maior com o cliente no momento da cobrança, além de oferecer vantagens para quem quitar suas dívidas em dia, o que trará maiores resultados positivos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


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