Ativando o turismo em Santa Maria por meio da gamificação
Resumo
Este trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo ajudar a melhorar o turismo
na cidade de Santa Maria por meio da gamificação. Com o aumento do número de
vendas de smartphones e a grande abrangencia das redes sem fio, a população
acessa a internet de diversos lugares. A tecnologia vem melhorando a qualidade de
vida das pessoas. O turismo acompanha esse desenvolvimento e vem utilizando
cada vez mais esse acesso para informar. De modo geral esse projeto busca
compreender como a gamificação ligada à mobilidade pode beneficiar a atividade
turística da região central do estado do Rio Grande do Sul. O trabalho iniciou com o
estudo sobre jogos e gamificação, seguido por informações sobre Santa Maria. Para
incentivar os turistas a utilizarem o aplicativo foi usada a técnica de gamificação, por
meio de um sistema de pontos, medalhas, ranking e recompensas. Para a
concepção do projeto foi utilizada a Metodologia do Projeto E – Metodologia
projetual com Modelo de Aprendizagem Baseado em Projetos (MEURER,
SZABLUK, 2010). Para o desenvolvimento do prototipo foi utilizado o Adobe
Experience. Como resultado obteve-se a prototipação de um aplicativo que pode ser
implementado na região para estimular o turismo.