dc.contributor.advisor | Patias Tiago Zardin, Sidnei Renato Silveira | |
dc.creator | Linke Leonardo Lavalhos | |
dc.date.accessioned | 2024-08-13T13:24:51Z | |
dc.date.available | 2024-08-13T13:24:51Z | |
dc.date.issued | 2022-08-16 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32710 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso de graduação – Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões, Curso de Administração, RS,2022. | por |
dc.description.abstract | This paper presents the process of implementing a Business Intelligence (BI) tool in a
hospital billing sector, emphasizing its applicability and potential, from the perspective
of the institution's managers. The general objective of the study was to implement a BI
tool in the billing sector of the Hospital de Caridade de Palmeira das Missões (HCPM).
The method chosen for the development of this study was action research. After the
implementation of the BI tool, a semi-structured interview was carried out with four
participants directly involved in the process, in order to identify and analyze the
applicability and potential of the tool, from the perspective of these managers. Data
analysis took place through content analysis. The results of the study were structured,
highlighting, in the first item, the analysis and comparison of the BI tools available on the
market, as well as the definition of which would be the most suitable for implementation
in the scenario studied, taking into account the advantages and disadvantages of each one.
them and the tool implementation process; in the second item, the analysis of the
interviews carried out was carried out, from which two categories emerged: 1) the tool as
a possibility for improving processes and 2) the tool's strengths and weaknesses. From
the implementation of the tool, its use and evaluation by users, it can be concluded that
its use provides subsidies for the decision-making processes of the institution's managers,
through the provision of reliable data and information. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Business Intelligence. Administração. Tecnologia da Informação. Tomada de decisão. | por |
dc.title | Implantação de uma ferramenta de Business Intelligence em um setor de faturamento hospitalar: aplicabilidade e potencialidades | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Palmeira das Missões, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Administração | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta o processo de implantação de uma ferramenta de Business
Intelligence (BI) em um setor de faturamento hospitalar, dando ênfase a sua aplicabilidade
e potencialidade, na perspectiva dos gestores da instituição. O objetivo geral do estudo
foi o de implantar uma ferramenta de BI no setor de faturamento do Hospital de Caridade
de Palmeira das Missões (HCPM). O método escolhido para o desenvolvimento deste
estudo foi a pesquisa-ação. Após a implantação da ferramenta de BI, foi realizada uma
entrevista semiestruturada com quatro participantes envolvidos diretamente no processo,
a fim de identificar e analisar a aplicabilidade e as potencialidades da ferramenta, na
perspectiva destes gestores. A análise dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo.
Os resultados do estudo foram estruturados destacando, no primeiro item, a análise e
comparação das ferramentas de BI disponíveis no mercado, bem como a definição de qual
seria a mais adequada para implantação no cenário estudado, levando em consideração as
vantagens e desvantagens de cada uma delas e o processo de implantação da ferramenta;
no segundo item, foi realizada a análise das entrevistas realizadas, da qual emergiram
duas categorias: 1) a ferramenta como possibilidade de melhoria dos processos e 2)
potencialidades e fragilidades da ferramenta. A partir da implantação da ferramenta, sua
utilização e avaliação pelos usuários, pode-se concluir que seu uso fornece subsídios para
os processos de tomada de decisão dos gestores da instituição, por meio do fornecimento
de dados e informações fidedignas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Palmeira das Missões | por |