Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPatias Tiago Zardin, Sidnei Renato Silveira
dc.creatorLinke Leonardo Lavalhos
dc.date.accessioned2024-08-13T13:24:51Z
dc.date.available2024-08-13T13:24:51Z
dc.date.issued2022-08-16
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32710
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso de graduação – Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões, Curso de Administração, RS,2022.por
dc.description.abstractThis paper presents the process of implementing a Business Intelligence (BI) tool in a hospital billing sector, emphasizing its applicability and potential, from the perspective of the institution's managers. The general objective of the study was to implement a BI tool in the billing sector of the Hospital de Caridade de Palmeira das Missões (HCPM). The method chosen for the development of this study was action research. After the implementation of the BI tool, a semi-structured interview was carried out with four participants directly involved in the process, in order to identify and analyze the applicability and potential of the tool, from the perspective of these managers. Data analysis took place through content analysis. The results of the study were structured, highlighting, in the first item, the analysis and comparison of the BI tools available on the market, as well as the definition of which would be the most suitable for implementation in the scenario studied, taking into account the advantages and disadvantages of each one. them and the tool implementation process; in the second item, the analysis of the interviews carried out was carried out, from which two categories emerged: 1) the tool as a possibility for improving processes and 2) the tool's strengths and weaknesses. From the implementation of the tool, its use and evaluation by users, it can be concluded that its use provides subsidies for the decision-making processes of the institution's managers, through the provision of reliable data and information.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBusiness Intelligence. Administração. Tecnologia da Informação. Tomada de decisão.por
dc.titleImplantação de uma ferramenta de Business Intelligence em um setor de faturamento hospitalar: aplicabilidade e potencialidadespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPalmeira das Missões, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Administraçãopor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o processo de implantação de uma ferramenta de Business Intelligence (BI) em um setor de faturamento hospitalar, dando ênfase a sua aplicabilidade e potencialidade, na perspectiva dos gestores da instituição. O objetivo geral do estudo foi o de implantar uma ferramenta de BI no setor de faturamento do Hospital de Caridade de Palmeira das Missões (HCPM). O método escolhido para o desenvolvimento deste estudo foi a pesquisa-ação. Após a implantação da ferramenta de BI, foi realizada uma entrevista semiestruturada com quatro participantes envolvidos diretamente no processo, a fim de identificar e analisar a aplicabilidade e as potencialidades da ferramenta, na perspectiva destes gestores. A análise dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo. Os resultados do estudo foram estruturados destacando, no primeiro item, a análise e comparação das ferramentas de BI disponíveis no mercado, bem como a definição de qual seria a mais adequada para implantação no cenário estudado, levando em consideração as vantagens e desvantagens de cada uma delas e o processo de implantação da ferramenta; no segundo item, foi realizada a análise das entrevistas realizadas, da qual emergiram duas categorias: 1) a ferramenta como possibilidade de melhoria dos processos e 2) potencialidades e fragilidades da ferramenta. A partir da implantação da ferramenta, sua utilização e avaliação pelos usuários, pode-se concluir que seu uso fornece subsídios para os processos de tomada de decisão dos gestores da instituição, por meio do fornecimento de dados e informações fidedignas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto