dc.contributor.advisor | Dalcin Dionéia, Édio Polacinski | |
dc.creator | Scherer Tatiane Pedroso | |
dc.date.accessioned | 2024-08-13T13:30:10Z | |
dc.date.available | 2024-08-13T13:30:10Z | |
dc.date.issued | 2022-08-15 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32718 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso de graduação – Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões, Curso de Administração, RS,2022. | por |
dc.description.abstract | With a market of rapid and constant evolution, companies seek to adapt to scenarios of doubts
and uncertainties, seeking to maintain competitiveness and guarantee good results. As a result,
managers seek to adopt strategies that enable the development of more efficient management,
however, it is not an easy task to identify the concepts, theories, assumptions and/or business
administration tools necessary to succeed in this mission. From this, the present study aimed
to propose a strategic management model to enhance the results of the company Concreto e
Pré-Moldados Palmeira Ltda., a family organization that works in the area of civil
construction, having the execution of Special Artworks as its main activity. Thus, in the
researched company, a case study was carried out, classified as exploratory and descriptive,
with a qualitative approach, where the identification of data was carried out through
bibliographic research, document analysis, through an interview with the managers and from
participant observation, finally the treatment and presentation of the data was carried out by
content analysis by categorization. With this, it was possible to identify the existing
management practices in the small organization under study, noting that it has a traditional
culture, characterized by centralized and autocratic management, where strategies are
emerging, defined in the minds of the owners, following the premises of the entrepreneurial
school, based on its intention and experiences, taking into account only demand surveys and
accounting data. In addition, through the combination of concepts, techniques and tools, it
was possible to propose a strategic management model to the company. Through the analysis
carried out after the application of several tools, among them Brainstorming, GUT Matrix,
Five Whys and SWOT Matrix, as main results, a set of ten strategic guidelines was identified,
namely: defining the organizational philosophy, adopting management tools to formulating
strategies, designing and developing the business facade, designing and developing a layout
for product display, managing the product mix, investing in digital marketing, expanding
means of payment, marketing new products, creating strategic alliances and expanding the
area of action of the Special Artworks, which aims to enhance the organization's results | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão estratégica. Modelo de gestão. Empresa familiar. Obras de Arte Especiais | por |
dc.title | Proposta de um modelo de gestão estratégica para potencializar os resultados de uma empresa de concreto e pré-moldados | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Palmeira das Missões, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Administração | por |
dc.description.resumo | Com um mercado de rápidas e constantes evoluções, as empresas procuram se adaptar aos
cenários de dúvidas e incertezas buscando manter a competitividade e garantir bons
resultados. Com isso, os gestores procuram adotar estratégias que possibilite o
desenvolvimento de uma gestão mais eficiente, contudo, não é uma tarefa fácil identificar
quais são os conceitos, teorias, pressupostos e/ou ferramentas de administração de empresas
necessários para obter êxito nesta missão. A partir disso, o presente estudo teve como
finalidade propor um modelo de gestão estratégica para potencializar os resultados da
empresa Concreto e Pré-Moldados Palmeira Ltda., uma organização familiar que atua na área
da construção civil, tendo a execução de Obras de Arte Especiais (OAEs) como sua principal
atividade. Desse modo, na empresa pesquisada, foi realizado um estudo de caso, classificado
como exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, onde a identificação de dados foi
realizada através de pesquisas bibliográficas, análise de documentos, por meio de uma de
entrevista com os gestores e da observação participante e, por fim, o tratamento e a
apresentação dos dados se deu pela análise de conteúdo por categorização. Com isso, foi
possível identificar as práticas de gestão existentes na organização de pequeno porte em
estudo, observando que esta possui uma cultura tradicional, caracterizada por uma gestão
centralizadora e autocrata, onde as estratégias são emergentes, definidas na mente dos
proprietários, seguindo as premissas da escola empreendedora, com base no seu intuito e nas
suas experiências, levando em consideração apenas pesquisas de demanda e dados contábeis.
Além disso, através da combinação de conceitos, técnicas e ferramentas permitiu-se propor
um modelo de gestão estratégica à empresa. Mediante a análise realizada após a aplicação de
diversas ferramentas, dentre elas o Brainstorming, Matriz GUT, Cinco porquês e Matriz
SWOT, como principais resultados identificou-se um conjunto de dez diretrizes estratégicas,
sendo elas: definir a filosofia organizacional, adotar ferramentas gerenciais para a formulação
de estratégias, projetar e desenvolver a fachada empresarial, projetar e desenvolver layout
para exposição de produtos, gerenciar o mix de produtos, investir em marketing digital,
ampliar os meios para pagamento, comercialização de novos produtos, criar alianças
estratégicas e expandir a área de atuação das OAEs, que tem o objetivo de potencializar os
resultados da organização | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Palmeira das Missões | por |