Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalcin Dionéia, Édio Polacinski
dc.creatorScherer Tatiane Pedroso
dc.date.accessioned2024-08-13T13:30:10Z
dc.date.available2024-08-13T13:30:10Z
dc.date.issued2022-08-15
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32718
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso de graduação – Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões, Curso de Administração, RS,2022.por
dc.description.abstractWith a market of rapid and constant evolution, companies seek to adapt to scenarios of doubts and uncertainties, seeking to maintain competitiveness and guarantee good results. As a result, managers seek to adopt strategies that enable the development of more efficient management, however, it is not an easy task to identify the concepts, theories, assumptions and/or business administration tools necessary to succeed in this mission. From this, the present study aimed to propose a strategic management model to enhance the results of the company Concreto e Pré-Moldados Palmeira Ltda., a family organization that works in the area of civil construction, having the execution of Special Artworks as its main activity. Thus, in the researched company, a case study was carried out, classified as exploratory and descriptive, with a qualitative approach, where the identification of data was carried out through bibliographic research, document analysis, through an interview with the managers and from participant observation, finally the treatment and presentation of the data was carried out by content analysis by categorization. With this, it was possible to identify the existing management practices in the small organization under study, noting that it has a traditional culture, characterized by centralized and autocratic management, where strategies are emerging, defined in the minds of the owners, following the premises of the entrepreneurial school, based on its intention and experiences, taking into account only demand surveys and accounting data. In addition, through the combination of concepts, techniques and tools, it was possible to propose a strategic management model to the company. Through the analysis carried out after the application of several tools, among them Brainstorming, GUT Matrix, Five Whys and SWOT Matrix, as main results, a set of ten strategic guidelines was identified, namely: defining the organizational philosophy, adopting management tools to formulating strategies, designing and developing the business facade, designing and developing a layout for product display, managing the product mix, investing in digital marketing, expanding means of payment, marketing new products, creating strategic alliances and expanding the area of action of the Special Artworks, which aims to enhance the organization's resultseng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão estratégica. Modelo de gestão. Empresa familiar. Obras de Arte Especiaispor
dc.titleProposta de um modelo de gestão estratégica para potencializar os resultados de uma empresa de concreto e pré-moldadospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPalmeira das Missões, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Administraçãopor
dc.description.resumoCom um mercado de rápidas e constantes evoluções, as empresas procuram se adaptar aos cenários de dúvidas e incertezas buscando manter a competitividade e garantir bons resultados. Com isso, os gestores procuram adotar estratégias que possibilite o desenvolvimento de uma gestão mais eficiente, contudo, não é uma tarefa fácil identificar quais são os conceitos, teorias, pressupostos e/ou ferramentas de administração de empresas necessários para obter êxito nesta missão. A partir disso, o presente estudo teve como finalidade propor um modelo de gestão estratégica para potencializar os resultados da empresa Concreto e Pré-Moldados Palmeira Ltda., uma organização familiar que atua na área da construção civil, tendo a execução de Obras de Arte Especiais (OAEs) como sua principal atividade. Desse modo, na empresa pesquisada, foi realizado um estudo de caso, classificado como exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, onde a identificação de dados foi realizada através de pesquisas bibliográficas, análise de documentos, por meio de uma de entrevista com os gestores e da observação participante e, por fim, o tratamento e a apresentação dos dados se deu pela análise de conteúdo por categorização. Com isso, foi possível identificar as práticas de gestão existentes na organização de pequeno porte em estudo, observando que esta possui uma cultura tradicional, caracterizada por uma gestão centralizadora e autocrata, onde as estratégias são emergentes, definidas na mente dos proprietários, seguindo as premissas da escola empreendedora, com base no seu intuito e nas suas experiências, levando em consideração apenas pesquisas de demanda e dados contábeis. Além disso, através da combinação de conceitos, técnicas e ferramentas permitiu-se propor um modelo de gestão estratégica à empresa. Mediante a análise realizada após a aplicação de diversas ferramentas, dentre elas o Brainstorming, Matriz GUT, Cinco porquês e Matriz SWOT, como principais resultados identificou-se um conjunto de dez diretrizes estratégicas, sendo elas: definir a filosofia organizacional, adotar ferramentas gerenciais para a formulação de estratégias, projetar e desenvolver a fachada empresarial, projetar e desenvolver layout para exposição de produtos, gerenciar o mix de produtos, investir em marketing digital, ampliar os meios para pagamento, comercialização de novos produtos, criar alianças estratégicas e expandir a área de atuação das OAEs, que tem o objetivo de potencializar os resultados da organizaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto