Mostrar registro simples

dc.creatorSouto, Cícero Klein
dc.date.accessioned2024-08-15T11:16:59Z
dc.date.available2024-08-15T11:16:59Z
dc.date.issued2024-05-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32765
dc.description.abstractThis study aims to analyze the level of adherence to environmental, social, and governance (ESG) practices (according to the ABNT PR 2030 standard) of Higher Education Institutions (HEIs) in Rio Grande do Sul from the perspective of the academic community. The research is classified as qualitative, quantitative, and descriptive. Technical procedures for data collection were employed through questionnaires and interviews, as well as a documentary analysis of the ESG reports from the HEIs. Data were compiled from 505 responses to a questionnaire sent by email, of which 443 responses were considered valid after excluding omitted cases, and the findings were analyzed using statistical analyses such as Exploratory Factor Analysis and Generalized Linear Models (GLM) to relate the perception of the academic community with the maturity level of the HEIs. The final considerations reveal that ABNT PR 2030 provides a framework for evaluating and classifying the adherence of HEIs to ESG practices. The perception of the academic community regarding these practices varies, with different stages of maturity observed in the HEIs. Despite advances, there is a gap in the understanding and effective communication of ESG policies in the university environment. The expected contributions from the perspective of the academic community highlight the benefits that the ABNT PR 2030 standard can provide for the adherence of HEIs to ESG principles and contribute to the debate around ESG practices in the Research Line of Sustainability and Corporate Governance of the PPGCC.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectAmbientalpor
dc.subjectSocialpor
dc.subjectGovernançapor
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectABNT PR 2030por
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectEnvironmentaleng
dc.subjectGovernanceeng
dc.subjectSustainable developmenteng
dc.titleAmbiental, social e governança no ensino superior (ABNT PR 2030): análise sob a perspectiva da comunidade acadêmicapor
dc.title.alternativeEnvironmental, social, and governance in higher education (ABNT PR 2030): analysis from the perspective of the academic communityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo tem o objetivo de analisar o nível de adesão às práticas ambientais, sociais e de governança (de acordo com a norma ABNT PR 2030) das Instituições de Ensino Superior (IES) do Rio Grande do Sul a partir da percepção da comunidade acadêmica. A pesquisa é classificada como qualitativa, quantitativa e descritiva. Foram utilizados procedimentos técnicos de levantamento de dados através de questionário e entrevistas, e também uma pesquisa documental nos relatórios ESG das IES. Os dados foram compilados a partir de 505 respostas a um questionário enviado por e-mail, das quais 443 respostas foram consideradas válidas após a exclusão de casos omissos, e os achados foram analisados utilizando análises estatísticas, como a Análise Fatorial Exploratória e Modelos Lineares Generalizados (GLM) para relacionar a percepção da comunidade acadêmica com o nível de maturidade das IES. As considerações finais revelam que a ABNT PR 2030 oferece uma estrutura para avaliar e classificar a adesão das IES às práticas ESG. A percepção da comunidade acadêmica sobre essas práticas varia, com diferentes estágios de maturidade observados nas IES. Apesar dos avanços, há uma lacuna na compreensão e comunicação eficaz das políticas ESG no ambiente universitário. Destacam-se como contribuições esperadas na visão da comunidade acadêmica os benefícios que a norma ABNT PR 2030 pode proporcionar para a adesão das IES aos princípios ESG e colaborar para o debate em torno das práticas ESG na Linha de Pesquisa de Sustentabilidade e Governança Corporativa do PPGCC.por
dc.contributor.advisor1Bento, Marcia Helena dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0071543186264982por
dc.contributor.referee1Zonatto, Vinícius Costa da Silva
dc.contributor.referee2Salla, Neusa Maria Goncalves
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2821049546619054por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentControladoria, Governança e Sustentabilidadepor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Contábeispor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International