Resultados vocais de diferentes intervenções não cirúrgicas em professores
Visualizar/ Abrir
Data
2023-07-18Autor
Santos, Luana Francisca dos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Objetivo: Este trabalho teve como objetivo descrever os resultados vocais obtidos de diferentes
intervenções terapêuticas não cirúrgicas em professores. Método: A revisão integrativa da
literatura construída através de levantamento bibliográfico nas bases de dados Biblioteca
Virtual em Saúde (BVS), Public Medicine Library (PubMed), Medical Literature Analysis and
Retrieval System Online (MEDLINE), Web of Science, Embase, Literatura Latino Americana e
do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scopus e Scientific Electronic Library Online
(SciELO), dos últimos dez anos de publicação e baseada na metodologia PCC
(População/Conceito/Contexto). A população foi de professores que passaram por alguma
intervenção terapêutica não cirúrgica com resultados sobre a voz. Após os critérios de inclusão
e exclusão, foi realizada a sistematização e tabulação dos resultados das diferentes intervenções
propostas sobre a voz. Resultados: Foram incluídos um total de 25 artigos. As técnicas vocais
aplicadas nos diferentes estudos apresentaram mudanças nos diferentes parâmetros vocais
analisados (perceptivoauditivo, acústico e de autoavaliação vocal) contribuindo para saúde
vocal dos professores em sua rotina profissional, mostrando a eficácia das técnicas que podem
ser utilizadas tanto na clínica como nas pesquisas envolvendo profissionais da voz.
Considerações finais: As diferentes intervenções vocais aplicadas, em sua maioria, possuem
mudanças nos diferentes parâmetros vocais analisados (perceptivoauditivo, acústico e de
autoavaliação), contribuindo para saúde vocal dos professores.
Coleções
- TCC Fonoaudiologia [25]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: