Implantação de uma ferramenta de business intelligence em um software de gestão de propriedades rurais
Resumo
O agronegócio brasileiro possui forte influência na economia do Brasil. A partir disso,
é possível evidenciar um crescimento e uma especialização na produção agrícola do país, tanto
na parte produtiva propriamente dita, como também, da gestão das propriedades pelos
produtores rurais. A utilização e aplicação de novas tecnologias, como por exemplo o business
intelligence (BI), tem contribuído no processo de tomada de decisões, objetivando a redução de
custos e a busca por uma gestão eficiente, semelhante a aplicada em empresas de outros setores.
O processo de BI baseia-se na transformação de dados em informações, depois em decisões e
por fim em ações, que conferem as organizações vantagens competitivas diferenciadas. Diante
do cenário exposto, o objetivo deste trabalho foi realizar o desenvolvimento e a implantação de
uma ferramenta de business intelligence, integrada a um software de gestão de propriedades
rurais, de forma a subsidiar a visualização e a interpretação dos dados para a tomada de decisões
dos produtores rurais. Este trabalho se desenvolveu no âmbito de uma empresa que oferece
serviços de gestão das informações de propriedades rurais, denominada Agrogerencial
Assessoria e Consultoria Econômica Ltda. A empresa possui sede na cidade de Santa Maria –
RS e está no mercado a aproximadamente dois anos. Foi realizada a implantação da ferramenta
Power BI da empresa Microsoft, conectada ao banco de dados do sistema gerencial utilizado
pela empresa. A partir dessa conexão, foram desenvolvidos treze indicadores distribuídos em
três categorias (i) indicadores financeiros, (ii) indicadores de estoques e (iii) e indicadores
fiscais/tributários, inseridos em um painel de resultados. Cada indicador buscou demonstrar
uma informação relevante, com o objetivo de apoiar a tomada de decisão por parte dos
produtores rurais. Ao final do trabalho foi possível verificar a eficiência da ferramenta e a
facilidade na tomada de decisão por parte dos produtores rurais com o uso da solução
desenvolvida. Além disso, este trabalho demonstrou para a empresa a possibilidade de oferecer
um recurso tecnológico extra aos seus clientes, como diferencial frente ao mercado competitivo.
Coleções
- TCC Administração - PM [171]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: