O impacto da pandemia de Covid-19 na reabilitação de pré-escolares, crianças e adolescentes com deficiência auditiva: olhar dos pais e/ou responsáveis
Resumo
Objetivo: Descrever como foi a comunicação de pais/responsáveis aos seus filhos
com deficiência auditiva sobre a pandemia de COVID-19. Analisar o impacto da
pandemia nas questões emocionais, no acesso aos serviços de assistência técnica
dos auxiliares de audição, no acesso a fonoterapia e no desempenho escolar, sob a
perspectiva dos pais/responsáveis. Além de investigar se o grau da deficiência
auditiva da criança teve associação com o seu desempenho escolar no período
pandêmico. Métodos: Delineamento observacional, descritivo, transversal.
Participaram 26 pais/responsáveis de pré-escolares, crianças e adolescentes com
deficiência auditiva, com idade de quatro a 14 anos, que fazem parte de um Programa
de Saúde Auditiva. Aplicou-se um questionário com perguntas objetivas sobre a
temática. Realizou-se uma análise descritiva e estatística dos dados. Resultados:
Mais da metade responderam que utilizam a linguagem oral para informar e orientar
seus filhos sobre a pandemia; a maior parte dos sujeitos também pontuou pelo menos
algum impacto emocional. Além disso, metade dos sujeitos fez o uso da prótese
auditiva sem a devida assistência; menos da metade relatou que recebeu orientações
insuficientes para o teleatendimento; mais da metade acompanhou as aulas apenas
de forma remota. Não houve associação entre o grau de deficiência auditiva e o
desempenho na vida escolar durante a pandemia. Conclusão: Observou-se
diferentes repercussões da pandemia do COVID-19 na vida dos pré-escolares,
crianças e adolescentes com deficiência auditiva, especialmente em relação a
comunicação sobre tal pandemia, aos aspectos emocionais, o acesso à assistência
técnica, a fonoterapia e desempenho escolar.
Coleções
- TCC Fonoaudiologia [24]
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