Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSegat, Taciana Camera
dc.creatorGarcia, Vanessa Lopes
dc.date.accessioned2024-08-16T12:00:58Z
dc.date.available2024-08-16T12:00:58Z
dc.date.issued2023-12-19
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32795
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2023.por
dc.description.abstractThis monographic study is derived from the processes developed in the course of Specialization in Educational Management, along with the research line LP2- Policies and Management of Basic and Higher Education, of the Postgraduate Program in Public Policy and Education Management, the Federal University of Santa Maria, also, is constituted as a production of the Group of Studies and Research Teaching, Childhood and Training (DOCINFOCA), coordinated by Prof. Dr. Taciana Camera Segat. It has as a research problem: to investigate which reverbers potentiated through the training practices developed throughout the pandemic to managers and teachers. This research was made possible through the continued training and mediated by the teaching project entitled Collaborative Movements-Dialogic in Teaching Practices and in the Supervised Stage in Pedagogy Courses UFSM/CE: Encounters between continued and initial training in times of pandemic, registered in the GAP under number 055632, based on a set of productions and materials produced from the training provided by the research and study group Docinfoca. As a general objective I propose to reflect and dialogue about the possibilities and reinventions of the managers and teachers participating in the teaching project during and after the pandemic from the formations lived in the project collective. With regard to the specific objectives, they have been defined: to verify the possibilities that managers have found for their training during and after the pandemic; to understand the importance of the role of management in the training processes of the faculty. As for the research methodology, an exploratory study of qualitative approach was carried out, based on a dialogue roadmap with teachers and a participating manager. The main results point to the importance of a formative dialogue network, which enables and understands the spaces and times of the subjects inserted within the school space. Opportunizing movements that collaborate with the learning process of students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMovimentos colaborativospor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectGestão pedagógicapor
dc.subjectProjeto de ensinopor
dc.subjectCollaborative movementseng
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectChildhoodeng
dc.subjectTeaching projecteng
dc.titleGestão pedagógica de processos formativos na formação continuada: oportunidade viabilizada por um projeto de ensinopor
dc.title.alternativePedagogical management of formative processes in continued formation: opportunity viabilized by a teaching projecteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste estudo monográfico é decorrente dos processos desenvolvidos no curso de Especialização em Gestão Educacional, junto a linha de pesquisa LP2- Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, também, se constitui como produção do Grupo de Estudos e Pesquisas Docência, Infância e Formação (DOCINFOCA), coordenado pela Prof.ª Dra. Taciana Camera Segat. Tem como problema de pesquisa: investigar quais as reverberações potencializadas através das práticas formativas desenvolvidas ao longo da pandemia aos gestores e professores. Essa pesquisa foi viabilizada através da formação continuada e mediada pelo Projeto de Ensino intitulado como Movimentos Colaborativos-dialógicos nas Práticas de Ensino e nos Estágio Supervisionado nos Cursos de Pedagogia UFSM/CE: encontros entre formação continuada e inicial em tempos de pandemia, registrado no GAP sob número 055632, tendo por base um conjunto de produções e materiais produzidos a partir da formação proporcionada pelo grupo de pesquisa e estudo Docinfoca. Como objetivo geral proponho investigar se as práticas formativas desenvolvidas ao longo da pandemia potencializaram aos gestores, acadêmicos e professores participantes do Projeto de Ensino, objeto desta pesquisa, reinventar seus fazeres pedagógicos. No que tange aos objetivos específicos, foram definidos: verificar as possibilidades que os gestores encontraram para sua formação durante e após a pandemia; compreender a importância do papel da gestão nos processos formativos da equipe docente. Quanto a metodologia de pesquisa, foi realizado um estudo exploratório de abordagem qualitativa, com base em um roteiro de diálogo com professoras e uma gestora participante. Os principais resultados direcionam para a importância de uma rede dialógica formativa, que possibilita e compreende os espaços e tempos dos sujeitos inseridos dentro do espaço escolar. Oportunizando movimentos que colaboram com o processo de aprendizagem dos alunos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [292]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto