Os efeitos do programa residência pedagógica no trabalho de professores de Educação Física
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Data
2024-07-11Primeiro membro da banca
Costa, Leandra Costa da
Segundo membro da banca
Borges, Robson Machado
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A temática da formação de professores tem ganhado destaque nas pesquisas e debates no
cenário acadêmico brasileiro. No entanto, existem lacunas que precisam ser abordadas em
uma Formação Continuada (FC) para aprimorar a preparação desses profissionais. Vale
ressaltar que a FC de professores é recorrente devido à fragilidade da Formação Inicial (FI), o
que acarreta desafios enfrentados pelos professores no cotidiano escolar. Nesse sentido, é
necessário que os professores sejam protagonistas dessa FC, resolvendo de forma colaborativa
suas problemáticas. Para tanto, este estudo é uma dissertação de mestrado do Programa de
Pós-Graduação em Ciências do Movimento e Reabilitação da Universidade Federal de Santa
Maria e versa sobre o Programa Residência Pedagógica (PRP) como uma FC colaborativa
envolvendo professores de Educação Física em serviço e seu trabalho pedagógico. O objetivo
é verificar a percepção de professores da Educação Básica sobre os efeitos da participação em
uma FC colaborativa, a partir do PRP da UFSM, em suas atuações pedagógicas. O estudo foi
operacionalizado por meio de uma abordagem qualitativa ancorada na pesquisa narrativa,
utilizando questionários para conhecer os 2 colaboradores da pesquisa e entrevistas
semiestruturadas como ferramenta de registro das narrativas dos professores preceptores. A
partir dessas narrativas, foi possível identificar que os colaboradores entendem o PRP como
um espaço de FC colaborativa, embora seja necessária uma maior aproximação e colaboração
por parte do docente orientador. Apesar das problemáticas levantadas pelos docentes foi
organizada a análise em torno dos três “efeitos” que aparecem nos dados levantados: ter tido a
oportunidade de estudar e refletir o PPP da escola, a construção colaborativa do planejamento
com os residentes, e a valiosa troca de experiências com outros preceptores e residentes. Esses
efeitos destacam o impacto positivo do PRP em promover uma abordagem mais reflexiva e
colaborativa na prática docente, evidenciando a importância de tais programas na FC. Além
disso, os colaboradores relataram que o programa contribuiu para o seu trabalho pedagógico.
No entanto, ainda são necessários mais estudos que interliguem os temas, que pesquisem com
todos os envolvidos no programa (Docente orientador, preceptores e residentes) e que também
possam contar com mais colaboradores, a fim de obter um conjunto maior de dados
analisados.
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