Geografia inclusiva na produção de material sensorial de escala geográfica para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) dos anos finais do ensino fundamental
Visualizar/ Abrir
Data
2024-04-22Primeiro membro da banca
Marquezan, Lorena Inês Peterini
Segundo membro da banca
Padilha, Marcela do Nascimento
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho advém da observação e reflexão sobre o aumento do
número de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) verificado nas
salas de aula e como a Geografia, enquanto disciplina escolar, pode ser
inclusiva e possibilitar aos estudantes com TEA que se percebam como sujeitos
nesse espaço da nossa coexistência escolar - a sala de aula - mas sobretudo,
em diferentes porções e compartilhamentos do espaço geográfico. O trabalho
possui como objetivo principal construir um material sensorial de escala
geográfica para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) dos
Anos Finais do Ensino Fundamental, no componente curricular de Geografia, a
fim de contribuir para que desenvolvam sua percepção como sujeitos dentro
das categorias de análise da escala geográfica. Assim, os objetivos específicos
consistem em refletir sobre a Geografia escolar; diferenciar as escalas
cartográfica e geográfica; compreender a percepção dentro da Geografia;
caracterizar a origem da Educação Especial; bem como diferenciá-la da
educação inclusiva; apresentar o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e relatar
sobre a sensibilidade sensorial em pessoas com TEA; discorrer sobre
Geografia inclusiva e analisar produções científicas envolvendo o ensino de
Geografia e estudantes com TEA e por fim, construir e aplicar o produto
pedagógico. Metodologicamente, a presente pesquisa ancorou-se em uma
abordagem qualitativa do tipo observação participante, em que, como
professora, estou inserida na área a ser pesquisada por esse trabalho: a sala
de aula de uma escola pública; e participo ativamente do que é pesquisado - a
Geografia escolar e o estudante com Transtorno do Espectro Autista dos Anos
Finais do Ensino Fundamental. O produto final proposto é um material sensorial
de escala geográfica para estudantes com TEA, produzido em diferentes
materiais, que possibilita a identificação, a percepção e o trânsito escalar em
nove campos de análise, no seguinte curso: 1) O “eu” 2) Casa, 3) Bairro, 4)
Município, 5) Estado Federativo 6) Região (tratada a partir da divisão proposta
pelo IBGE em 1970, com as mudanças decorrentes após a Constituição de
1988), 7) País, 8) Continente, 9) Globo e os demais continentes da Terra. Esse
estudo busca reflexões acerca do trabalho em sala de aula - enquanto
professora - visando contribuir com o desenvolvimento dos processos sociais,
de aprendizagem e de inclusão dos estudantes com TEA, de modo que a
Geografia possibilite a esses se perceberem como sujeitos no mundo.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: