dc.contributor.advisor | Bernardi, Giliane | |
dc.creator | Libanori, Daniel Augusto | |
dc.date.accessioned | 2024-08-23T13:44:31Z | |
dc.date.available | 2024-08-23T13:44:31Z | |
dc.date.issued | 2024-08-15 | |
dc.date.submitted | 2024-08-15 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32882 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Sistemas de Informação, RS, 2024. | por |
dc.description.abstract | Considering the Cultural Identity Appropriation Project of the Historic District of Santa Maria through a Hybrid Boardgame, a role-playing game (RPG) has been created to be introduced in schools in the region. The game presents an investigative storyline in which players unravel a mystery while learning about the city’s main cultural and historical landmarks. The project’s goal was to create a platform that facilitates the creation of RPG books based on the existing game’s mechanics, board, characters, and other resources, allowing teachers to create their own stories. The development was carried out using the Simple Interaction Design Lifecycle proposed by Preece, Rodgers, and Sharp (2013), involving stages of identifying user requirements and needs, conceptual and physical design, developing an interactive solution, and evaluation. For the evaluation, a System Usability Scale (SUS) questionnaire proposed by Brooke (1996) was used. As a result of the work, it is highlighted that it was possible to create new stories through the platform, with usability being approved according to the evaluation criteria based on the SUS. | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Jogos educacionais | por |
dc.subject | Criação de jogos | por |
dc.subject | Role playing game | eng |
dc.subject | Educational games | eng |
dc.subject | Games creation | eng |
dc.title | Software de criação de histórias para o jogo "Os aventureiros da Vila Belga" | por |
dc.title.alternative | Story creation software for the game "The adventurers of Vila Belga" | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Sistemas de Informação | por |
dc.description.resumo | Tendo em vista o projeto de Apropriação da Identidade Cultural do Distrito Histórico de Santa Maria por Meio de um Boardgame Híbrido, foi criado um role-playing game (RPG) para ser levado às escolas da região. O jogo traz uma história de investigação, na qual os jogadores desvendam um mistério, enquanto aprendem sobre os principais pontos culturais e históricos da cidade. O objetivo desse projeto foi criar uma plataforma que facilite a criação de livros de RPG com base na mecânica, tabuleiro, personagens e todos os outros recursos do jogo préexistente, permitindo que os professores criem suas próprias histórias. O desenvolvimento foi realizado por meio do Ciclo de Vida Simples de design de interação, proposto por Preece, Rodgers e Sharp (2013), envolvendo as etapas de identificação de requisitos e necessidades dos usuários, design conceitual e físico, desenvolvimento de uma solução interativa e avaliação. Para a avaliação, o jogo foi aplicado com estudantes que já haviam utilizado o jogo em sua versão física e que, após a utilização da ferramenta, analisaram sua usabilidade meio de um questionário que utilizou a escala System Usability Scale (SUS), proposta por Brooke (1996). Como resultados da avaliação destaca-se que foi possível a criação de novas histórias por meio da plataforma, tendo a usabilidade aprovada pelos critérios de avaliação baseados no SUS. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |