dc.contributor.advisor | Polacinski, Edio | |
dc.creator | Dalla Valle, Elen das Chagas | |
dc.date.accessioned | 2024-08-26T13:33:07Z | |
dc.date.available | 2024-08-26T13:33:07Z | |
dc.date.issued | 2021-08-16 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32918 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso de graduação – Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões, Curso de Administração, RS,2021. | por |
dc.description.abstract | The need to formulate strategic guidelines through the formalization of short, medium and long
term goals are activities widely used by organizations. In this sense, both large companies and Micro
and Small Companies can use this tool in order to correct processes, set new goals, set new goals to
remain in the market, especially in times when an event that affects the economy occurs of a country,
as is the case now caused by the Covid-19 pandemic. According to these premises, this work aimed to
elaborate and suggest competitive strategies for the Chopp Gauchão company, located in Palmeira das
Missões/RS. For this, field research was used with its chosen clients, characterizing it as a case study
with quali-quantitative characteristics, as it investigated a real situation phenomenon of the Chopp do
Gauchão company through the collection of information obtained in the application of a questionnaire,
whose objective was to identify the level of satisfaction with the service and quality of purchased
products. These results were tabulated and transformed into numbers (percentages) and analyzed
qualitatively. The survey results indicated that the form of dissemination, as well as promotions, should
be improved. It was also noticed by the respondents that the company has excellent service, that the
product sold is of good quality, in addition to the fact that the price is accessible. The work ends with the
suggestion of strategic guidelines for managers to apply in the company. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | MPEs | por |
dc.subject | Setor varejista | por |
dc.subject | Venda de bebidas | por |
dc.subject | Satisfação do cliente | por |
dc.subject | Diretrizes estratégicas | por |
dc.subject | Retail sector | eng |
dc.subject | Sale of drinks | eng |
dc.subject | Customer satisfaction | eng |
dc.subject | Strategic guidelines | eng |
dc.title | Diretrizes estratégicas para MPEs: uma proposta para uma empresa do setor varejista de bebidas | por |
dc.title.alternative | Strategic planning for MPES: a proposal for a company in beverage retail sector | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Palmeira das Missões, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Administração | por |
dc.description.resumo | A necessidade de formulação de diretrizes estratégicas através da formalização de metas de
curto, médio e longo prazos são atividades muito utilizadas pelas organizações. Nesse sentido, tanto
as grandes empresas como as Micro e Pequenas Empresas podem utilizar-se dessa ferramenta a fim
de corrigir processos, definir novas metas, traçar novos objetivos para manter-se no mercado,
principalmente em momentos que ocorra algum evento que afete a economia de um país, como é o
caso agora motivado pela pandemia Covid-19. De acordo com essas premissas esse trabalho objetivou
elaborar e sugerir estratégias competitivas para a empresa Chopp Gauchão, localizada em Palmeira
das Missões/RS. Para isso utilizou-se de pesquisa de campo junto a seus clientes escolhidos,
caracterizando-se dessa forma como um estudo de caso com características quali-quantitativa, pois
investigou um fenômeno de situação real da empresa Chopp do Gauchão através da coleta de
informações obtidas na aplicação de um questionário, cujo o objetivo foi o de identificar o nível de
satisfação dos mesmos com relação ao atendimento e qualidade dos produtos adquiridos. Esses
resultados foram tabulados e transformados em números (percentuais) e analisados qualitativamente.
Os resultados da pesquisa indicaram que deve ser melhorada a forma de divulgação, bem como a
realização de promoções. Também se percebeu pelos respondentes que a empresa possui um ótimo
atendimento, que o produto vendido é de boa qualidade, além do destaque do preço ser acessível. O
trabalho encerra com a sugestão de diretrizes estratégicas para os gestores aplicarem na empresa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Palmeira das Missões | por |