Modelagem para desenvolvimento de mercado com base nos aspectos intangíveis em empresas de varejo
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Data
2024-08-22Primeiro membro da banca
Ramos, Carlos Fernando da Silva
Segundo membro da banca
Veiga, Claudimar Pereira da
Terceiro membro da banca
Ávila, Lucas Veiga
Quarto membro da banca
Neuenfeldt Júnior, Alvaro Luiz
Metadata
Mostrar registro completoResumo
As estratégias para desenvolvimento de mercado englobam análises e ações que
visam a captação e retenção dos consumidores por meio da satisfação de suas
expectativas. O setor de varejo oferece oportunidades para aplicação dessas
estratégias, visto que envolve um canal direto de interação e transação comercial com
os consumidores. Por sua vez, a gestão dos aspectos intangíveis é reconhecida como
uma fonte de vantagem competitiva e de criação de valor para as empresas, de modo
que influencia no desenvolvimento de mercado das organizações. O atual estudo
possui como objetivo propor uma modelagem para auxiliar a gestão dos aspectos
intangíveis para o desenvolvimento de mercado de empresas de varejo. A revisão da
literatura científica e da literatura cinzenta fundamentou a proposta teórica sobre
aspectos intangíveis que impactam o desenvolvimento de mercado de empresas de
varejo. A proposta teórica foi validada por meio de um grupo focal com especialistas
em desenvolvimento de mercado de varejo. Para diagnosticar o impacto desses
aspectos intangíveis no desenvolvimento de mercado, foi desenvolvido o primeiro
instrumento de pesquisa, que envolveu os mesmos especialistas e gestores de uma
empresa do segmento de tecidos, vestuário e calçados do setor de varejo. O
instrumento de pesquisa 1 apresentou trinta questões objetivas com o objetivo de
ranquear as interações entre os aspectos intangíveis conforme seus respectivos
impactos na satisfação dos consumidores. Um segundo instrumento de pesquisa foi
elaborado e aplicado, com o objetivo de que os especialistas em desenvolvimento de
mercado de varejo propusessem estratégias para potencializar as interações entre os
aspectos intangíveis destacados na etapa de diagnóstico. Com base nos resultados
obtidos, foi possível analisar as estratégias propostas pelos especialistas e
desenvolver um framework para facilitar a visualização das interações. O framework
auxilia na visualização das principais interações entre os aspectos intangíveis e como
impactam os componentes da satisfação dos consumidores. O estudo identifica e
mensura o impacto dos aspectos intangíveis na satisfação dos consumidores,
proporcionando uma base de informações para futuras pesquisas sobre o tema. Além
disso, fornece orientações estratégicas para empresas de varejo potencializarem
esses aspectos e aumentarem a satisfação dos consumidores para impulsionar o
desenvolvimento de mercado.
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