dc.creator | Uhatela, Wilsa Kaina Managem Fernandes | |
dc.date.accessioned | 2024-08-27T16:51:21Z | |
dc.date.available | 2024-08-27T16:51:21Z | |
dc.date.issued | 2024-01-24 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32931 | |
dc.description.abstract | Objective: to characterize studies on continuing health education in assisting adults with hypertension.
Method: consists of a scoping review, initiated with the development of a protocol, using the Joanna
Briggs Institute guidelines as a basis and registered on the Open Science Framework platform. The
review question was: how has permanent health education been characterized in health care for adults
with Hypertension? Primary studies, with qualitative, quantitative or mixed approaches, in any language
were included. The exclusion criteria were studies that did not meet the objective of the review and those
that were incomplete/unavailable in the databases. No time frame was established. The search was
carried out in data sources Medline/Pubmed, Scopus and LIlacs, from July to October 2023. To manage
references, Mendeley software was used. The data was subjected to coding and content analysis. The
sample consisted of 13 articles, predominantly published in English and Portuguese in the period from
1985 to 2021. The studies were developed in Brazil, mainly, the United States of America, France and
Italy. The predominant scenario was Primary Health Care. The majority of participants involved were
the nursing team and doctors. The topics covered in the studies were the technique for checking blood
pressure, evaluation of hypertension programs, evaluation of educational processes for the conduct of
professionals with patients with the disease. It is considered that there is little research that addresses
continuing education with the topic of Arterial Hypertension, as it is a relevant strategy for teachingservice integration and has the potential for significant learning in the Unified Health System. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação permanente em saúde | por |
dc.subject | Hipertensão arterial | por |
dc.subject | Sistema Único de Saúde | por |
dc.subject | Permanent health education | eng |
dc.subject | Hypertension | eng |
dc.subject | Unified health system | eng |
dc.title | Educação permanente em saúde para assistência a adultos com hipertensão arterial: revisão de escopo | por |
dc.title.alternative | Continuing health education for nursing care of adults with hypertension: a scoping review | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Objetivo: caracterizar estudos acerca da educação permanente em saúde na assistência a adultos
com hipertensão arterial. Método: consiste em uma revisão de escopo, iniciada com o desenvolvimento
de um protocolo, utilizando-se como base as orientações do Joanna Briggs Institute e registrado na
plataforma Open Science Framework. A questão da revisão foi: como a educação permanente em saúde
tem sido caracterizada na assistência à saúde aos adultos com Hipertensão Arterial? Foram incluídos
estudos primários, de abordagens qualitativa, quantitativa ou mista, em qualquer idioma. Os critérios de
exclusão foram estudos que não atendem ao objetivo da revisão e os incompletos/indisponíveis nas bases
de dados. Não foi estabelecido recorte temporal. A busca foi realizada nas fontes de dados
Medline/Pubmed, Scopus e LIlacs, de julho a outubro de 2023. Para o gerenciamento das referências,
foi utilizado o software Mendeley. Os dados foram submetidos a codificação e análise de conteúdo. A
amostra foi composta por 13 artigos, predominantemente publicados em inglês e português no período
de 1985 a 2021. Os estudos foram desenvolvidos no Brasil, majoritariamente, Estados Unidos da
América, França e Itália. O cenário predominante foi a Atenção Primária à Saúde. A maioria dos
participantes envolvidos foi a equipe de enfermagem e médicos. Os temas abordados nos estudos foram
a técnica de verificação da pressão arterial, avaliação de programas de hipertensão, avaliação de
processos educativos para a conduta dos profissionais com pacientes com a doença. Considera-se que
há poucas pesquisas que abordam a educação permanente com o tema da Hipertensão Arterial, sendo
uma estratégia relevante para a integração ensino-serviço e tem potencial para a aprendizagem
significativa no Sistema Único de Saúde. | por |
dc.contributor.advisor1 | Schimith, Maria Denise | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1266040963485514 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Weiller, Teresinha Heck | |
dc.contributor.referee1 | Oliveira , Marcia Aparecida Ferreira de | |
dc.contributor.referee2 | Possa , Lisiane Bôer | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6142397637813460 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Enfermagem | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |