Mostrar registro simples

dc.creatorUhatela, Wilsa Kaina Managem Fernandes
dc.date.accessioned2024-08-27T16:51:21Z
dc.date.available2024-08-27T16:51:21Z
dc.date.issued2024-01-24
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32931
dc.description.abstractObjective: to characterize studies on continuing health education in assisting adults with hypertension. Method: consists of a scoping review, initiated with the development of a protocol, using the Joanna Briggs Institute guidelines as a basis and registered on the Open Science Framework platform. The review question was: how has permanent health education been characterized in health care for adults with Hypertension? Primary studies, with qualitative, quantitative or mixed approaches, in any language were included. The exclusion criteria were studies that did not meet the objective of the review and those that were incomplete/unavailable in the databases. No time frame was established. The search was carried out in data sources Medline/Pubmed, Scopus and LIlacs, from July to October 2023. To manage references, Mendeley software was used. The data was subjected to coding and content analysis. The sample consisted of 13 articles, predominantly published in English and Portuguese in the period from 1985 to 2021. The studies were developed in Brazil, mainly, the United States of America, France and Italy. The predominant scenario was Primary Health Care. The majority of participants involved were the nursing team and doctors. The topics covered in the studies were the technique for checking blood pressure, evaluation of hypertension programs, evaluation of educational processes for the conduct of professionals with patients with the disease. It is considered that there is little research that addresses continuing education with the topic of Arterial Hypertension, as it is a relevant strategy for teachingservice integration and has the potential for significant learning in the Unified Health System.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação permanente em saúdepor
dc.subjectHipertensão arterialpor
dc.subjectSistema Único de Saúdepor
dc.subjectPermanent health educationeng
dc.subjectHypertensioneng
dc.subjectUnified health systemeng
dc.titleEducação permanente em saúde para assistência a adultos com hipertensão arterial: revisão de escopopor
dc.title.alternativeContinuing health education for nursing care of adults with hypertension: a scoping revieweng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoObjetivo: caracterizar estudos acerca da educação permanente em saúde na assistência a adultos com hipertensão arterial. Método: consiste em uma revisão de escopo, iniciada com o desenvolvimento de um protocolo, utilizando-se como base as orientações do Joanna Briggs Institute e registrado na plataforma Open Science Framework. A questão da revisão foi: como a educação permanente em saúde tem sido caracterizada na assistência à saúde aos adultos com Hipertensão Arterial? Foram incluídos estudos primários, de abordagens qualitativa, quantitativa ou mista, em qualquer idioma. Os critérios de exclusão foram estudos que não atendem ao objetivo da revisão e os incompletos/indisponíveis nas bases de dados. Não foi estabelecido recorte temporal. A busca foi realizada nas fontes de dados Medline/Pubmed, Scopus e LIlacs, de julho a outubro de 2023. Para o gerenciamento das referências, foi utilizado o software Mendeley. Os dados foram submetidos a codificação e análise de conteúdo. A amostra foi composta por 13 artigos, predominantemente publicados em inglês e português no período de 1985 a 2021. Os estudos foram desenvolvidos no Brasil, majoritariamente, Estados Unidos da América, França e Itália. O cenário predominante foi a Atenção Primária à Saúde. A maioria dos participantes envolvidos foi a equipe de enfermagem e médicos. Os temas abordados nos estudos foram a técnica de verificação da pressão arterial, avaliação de programas de hipertensão, avaliação de processos educativos para a conduta dos profissionais com pacientes com a doença. Considera-se que há poucas pesquisas que abordam a educação permanente com o tema da Hipertensão Arterial, sendo uma estratégia relevante para a integração ensino-serviço e tem potencial para a aprendizagem significativa no Sistema Único de Saúde.por
dc.contributor.advisor1Schimith, Maria Denise
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1266040963485514por
dc.contributor.advisor-co1Weiller, Teresinha Heck
dc.contributor.referee1Oliveira , Marcia Aparecida Ferreira de
dc.contributor.referee2Possa , Lisiane Bôer
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6142397637813460por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEnfermagempor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International