Aplicação do modelo QVT de Hackman e Oldham em uma cooperativa de crédito no norte gaúcho
Resumen
Este estudo teve como principal objetivo a identificação ou preferência dos fatores de
motivação e satisfação dos colaboradores de uma cooperativa de crédito no norte do estado
do Rio Grande de Sul. A amostra era composta por 104 pessoas onde desta obteve-se 55
respostas válidas para o estudo, utilizou-se o modelo QVT de Hackmann e Oldhann, através
da análise dos seus fatores: dimensões essenciais do trabalho, estados psicológicos críticos,
resultados pessoais e do trabalho e necessidades de crescimento individual para a análise.
Como forma de coleta das respostas utilizou-se um questionário com escala likert de 7 pontos
para mensuração das preferências tanto positiva ou negativa das variáveis. Para a obtenção
das repostas foram disponibilizadas por e-mail corporativo sendo o objeto de estudo uma
amostra por conveniência de natureza exploratória descritiva. Os dados foram trabalhados
através do software PSPP pela extração das médias e desvio padrão das questões. Como
principais resultados obtidos neste estudo no que se refere a qualidade de vida na cooperativa
de crédito pode-se referir que a satisfação é uma preferência positiva e identificada na
amostra, assim como a importância da tarefa desempenhada pelos colaboradores, o
crescimento individual e a preocupação com o bom desempenho em suas atividades refere
se ainda a relevância deste para com outras pessoas na organização.
Colecciones
- TCC Administração - PM [161]
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