CRM aplicado ao sistema bancário no período da pandemia pelo Covid-19
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Data
2021-08-19Autor
Lima, Rosa Eliza Previatti de
Metadata
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Este estágio trata de um problema crucial do sistema financeiro, dada a competitividade
interbancária na oferta de produtos financeiros, que crescem e na maioria das vezes não
atendem as reais necessidades do cliente. Nesse sentido, o estágio realizado no período de
pandemia da COVID-19, revelou mudanças inimagináveis, tanto na vida das pessoas, quanto
no Cenário econômico, impactando diretamente empresas, força de trabalho e a ofertas de
serviços das agências bancárias. O objetivo foi verificar como está sendo aplicado o Customer
Relationship Management - CRM do sistema bancário durante o período da pandemia por
Covid-19. Neste sentido este estudo apresenta o ambiente teórico com a denominação e
classificação do sistema financeiro Brasileiro, envolvendo também o sistema Cooperativo. Em
termos de metodologia trata-se de um estudo quantitativo, conduzido por meio de um estudo
de caso, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário produzido em formulário
Google Forms e enviado ao conjunto de elementos pesquisados. A população alvo é constituída
170 clientes vinculados ao sistema Câmara de Dirigentes e Lojistas de Palmeira das Missões
(CDL). Houve um retorno de 41 dos questionários enviados, os quais constituem a amostra
analisada. Os resultados evidenciam o sistema financeiro não alterou e nem criou alternativas
de resolução de problemas, justamente na hora em que os empresários mais necessitavam,
gerando perda de clientes e insatisfação. Muitas empresas foram obrigadas a fechar suas portas
por falta de aporte financeiro em termos de capital de giro e outros financiamentos.
Coleções
- TCC Administração - PM [153]
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