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dc.contributor.advisorSocoloski, Rafaela Falcão
dc.contributor.advisorAvalone Neto, Olavo
dc.creatorMarchesan, Juliana Maria Zancan
dc.date.accessioned2024-09-02T14:01:14Z
dc.date.available2024-09-02T14:01:14Z
dc.date.issued2023-12-06
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32971
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, Curso de Arquitetura e Urbanismo, RS, 2023.por
dc.description.abstractEducation is the first contact of human beings with the world and its importance is linked to the teaching environment. A good school architecture is designed considering each particularity of its users, thus enhancing their development and learning. In Cachoeira do Sul, according to data collected through the municipal government, the vacancies made available by the existing children's schools are not enough to meet the demand, thus causing a long waiting list, and also the existing children's infrastructure, in many cases in adapted buildings, it limits the exploration of spaces, an important element for child development. This vision of thinking about environments that aim at freedom, autonomy and personal relationships is linked to active methodologies that, interconnected with the elaboration of compatible structures, provide quality teaching. Furthermore, there is the importance of the continuity of this teaching as a development of the human being. Thus, through this research on Montesssori and Constructivist methodologies, we seek to obtain the necessary basis for the development of the architectural design of a preschool and elementary school in the city of Cachoeira do Sul. As a methodology, contact was made with the municipal government, research and surveys in the literature, reference studies and technical visits, seeking to elaborate guidelines and conduct the project according to the needs of the two teachings and methodologies.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectArquitetura escolarpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectMetodologias ativaspor
dc.subjectMontessoripor
dc.subjectConstrutivistapor
dc.subjectSchool architectureeng
dc.subjectChild educationeng
dc.subjectElementary educationeng
dc.subjectActive methodologieseng
dc.subjectMontessorieng
dc.subjectConstructivisteng
dc.titleMetodologias ativas na construção de espaços para o ensino público infanto juvenil em Cachoeira do Sulpor
dc.title.alternativeActive methodologies in the construction of spaces for public education for children and youths in Cachoeira do Suleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localCachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Arquitetura e Urbanismopor
dc.description.resumoA educação é o primeiro contato do ser humano com o mundo e sua importância está atrelada ao ambiente de ensino. Uma boa arquitetura escolar é projetada visando cada particularidade de seus usuários, assim, potencializando seu desenvolvimento e aprendizagem. Em Cachoeira do Sul, de acordo com os dados levantados através da prefeitura do município, as vagas disponibilizadas pelas escolas infantis existentes não são suficientes para suprir a demanda, assim, ocasionando uma longa lista de espera, e, ainda, a infraestrutura infantil existente, em muitos casos em edificações adaptadas, limita a exploração dos espaços, elemento importante para o desenvolvimento infantil. Essa visão de pensar em ambientes que objetivem a liberdade, autonomia e relações pessoais está ligado às metodologias ativas que interligadas com a elaboração de estruturas compatíveis propicia um ensino de qualidade. Ademais, tem-se a importância da continuidade desse ensino enquanto desenvolvimento do ser humano. Assim, através dessa pesquisa sobre as metodologias Montesssori e Construtivista busca-se obter o embasamento necessário para o desenvolvimento do partido arquitetônico de uma escola de educação infantil e fundamental na cidade de Cachoeira do Sul. Como método foi realizado o contato com a prefeitura do município, pesquisas e levantamentos na literatura, estudos de referência e visitas técnicas, buscando elaborar diretrizes e conduzir o projeto de acordo com as necessidades dos dois ensinos e metodologias.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Cachoeira do Sulpor


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