dc.contributor.advisor | Socoloski, Rafaela Falcão | |
dc.contributor.advisor | Avalone Neto, Olavo | |
dc.creator | Marchesan, Juliana Maria Zancan | |
dc.date.accessioned | 2024-09-02T14:01:14Z | |
dc.date.available | 2024-09-02T14:01:14Z | |
dc.date.issued | 2023-12-06 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32971 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, Curso de Arquitetura e Urbanismo, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | Education is the first contact of human beings with the world and its importance is
linked to the teaching environment. A good school architecture is designed considering
each particularity of its users, thus enhancing their development and learning. In
Cachoeira do Sul, according to data collected through the municipal government, the
vacancies made available by the existing children's schools are not enough to meet
the demand, thus causing a long waiting list, and also the existing children's
infrastructure, in many cases in adapted buildings, it limits the exploration of spaces,
an important element for child development. This vision of thinking about environments
that aim at freedom, autonomy and personal relationships is linked to active
methodologies that, interconnected with the elaboration of compatible structures,
provide quality teaching. Furthermore, there is the importance of the continuity of this
teaching as a development of the human being. Thus, through this research on
Montesssori and Constructivist methodologies, we seek to obtain the necessary basis
for the development of the architectural design of a preschool and elementary school
in the city of Cachoeira do Sul. As a methodology, contact was made with the municipal
government, research and surveys in the literature, reference studies and technical
visits, seeking to elaborate guidelines and conduct the project according to the needs
of the two teachings and methodologies. | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Arquitetura escolar | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Metodologias ativas | por |
dc.subject | Montessori | por |
dc.subject | Construtivista | por |
dc.subject | School architecture | eng |
dc.subject | Child education | eng |
dc.subject | Elementary education | eng |
dc.subject | Active methodologies | eng |
dc.subject | Montessori | eng |
dc.subject | Constructivist | eng |
dc.title | Metodologias ativas na construção de espaços para o ensino público infanto juvenil em Cachoeira do Sul | por |
dc.title.alternative | Active methodologies in the construction of spaces for public education for children and youths in Cachoeira do Sul | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso de Arquitetura e Urbanismo | por |
dc.description.resumo | A educação é o primeiro contato do ser humano com o mundo e sua importância está
atrelada ao ambiente de ensino. Uma boa arquitetura escolar é projetada visando
cada particularidade de seus usuários, assim, potencializando seu desenvolvimento e
aprendizagem. Em Cachoeira do Sul, de acordo com os dados levantados através da
prefeitura do município, as vagas disponibilizadas pelas escolas infantis existentes
não são suficientes para suprir a demanda, assim, ocasionando uma longa lista de
espera, e, ainda, a infraestrutura infantil existente, em muitos casos em edificações
adaptadas, limita a exploração dos espaços, elemento importante para o
desenvolvimento infantil. Essa visão de pensar em ambientes que objetivem a
liberdade, autonomia e relações pessoais está ligado às metodologias ativas que
interligadas com a elaboração de estruturas compatíveis propicia um ensino de
qualidade. Ademais, tem-se a importância da continuidade desse ensino enquanto
desenvolvimento do ser humano. Assim, através dessa pesquisa sobre as
metodologias Montesssori e Construtivista busca-se obter o embasamento necessário
para o desenvolvimento do partido arquitetônico de uma escola de educação infantil e
fundamental na cidade de Cachoeira do Sul. Como método foi realizado o contato com a
prefeitura do município, pesquisas e levantamentos na literatura, estudos de referência e
visitas técnicas, buscando elaborar diretrizes e conduzir o projeto de acordo com as
necessidades dos dois ensinos e metodologias. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Cachoeira do Sul | por |