Trilhas de formação continuada na modalidade a distância: pesquisas e diretrizes para orientar docentes da rede básica de ensino
Date
2024-07-12Primeiro membro da banca
Almeida, Patrícia Vasconcelos
Segundo membro da banca
Mallmann, Elena Maria
Metadata
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A sociedade tem evoluído significativamente nas diversas áreas do conhecimento, juntamente com as tecnologias disponíveis para uso em nossas atividades diárias. Na área da educação, essa evolução não deveria ser diferente. No entanto, a literatura interdisciplinar mostra que a integração de tecnologias faz necessária se tornar mais efetiva nas práticas pedagógicas. Deste modo, entendemos que são urgentes alternativas de formação continuada docente para fomentar a integralização de tecnologias no ensino, a fim de atender às novas demandas do contexto escolar. Em vista disso, nos questionamos: Quais diretrizes podem orientar a oferta de trilhas de formação continuada docente, haja vista fomentar a integração de tecnologias educacionais nos processos de ensino e de aprendizagem de docentes em atuação na rede básica de ensino? O presente estudo está vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria e tem como objetivo geral investigar sobre trilhas de formação como uma alternativa para instigar a formação continuada docente e a integração de tecnologias educacionais em práticas de ensino. Para isso, os objetivos específicos são: I) Descrever pesquisas prévias que existem na área interdisciplinar com foco em trilhas de formação continuada; II) Identificar o interesse da comunidade docente do Rio Grande do Sul em participar de formação continuada docente no formato de trilhas; III) Investigar temáticas para o design de trilhas de formação docente a serem ofertadas em processos formativos por meio de cursos de extensão pelo LabEOn; IV) Elaborar diretrizes para orientar trilhas de formação continuada, temas e modalidade a partir de interesses identificados pelo público alvo. Para isso, buscamos fundamentação teórica na literatura consolidada na área interdisciplinar de Tecnologias Educacionais em Rede, em educação e ciências sociais, com base em estudos de Wulf (2005); Brum (2014); Durkheim (2011), Weber (2004), Marx e Engels (2021); Bourdieu (2007); Nóvoa (1992; 1999; 2012); Freire (1996; 2000; 2015); Tardif (2014); Toebe (2016); Stano (2017); Reis (2010; 2021); Lasakoswitsck, Custódio e Rosa (2022), entre outros. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza aplicada, de base qualitativa, que utiliza dois questionários como instrumentos de coleta de dados para realizar o estudo de caso. Os resultados indicam o interesse da comunidade docente em atuação na rede básica em participar de trilhas de formação continuada na modalidade a distância, buscando discutir temas como metodologias ativas, metodologias de aprendizagem com a integração de tecnologias digitais e aprendizagem baseada em jogos. A análise dos resultados possibilitou ainda o planejamento do produto tecnológico no formato de diretrizes, as quais nomeamos como CCoPER@R, que apresenta orientações para futuras pesquisas e cursos que poderão ser propostos por meio de ações de extensão do LabEOn para ofertar trilhas de formação mediante tecnologias educacionais em rede, destacando a importância de considerar o contexto e os interesses dos (as) docentes, para planejar e preparar cursos e materiais digitais que serão realizados por eles (as), através de ações que fomentem a reflexão e a reciclagem dos conhecimentos.
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