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dc.contributor.advisorAlves, Vanessa Teresinha
dc.creatorLemes, Jean Augusto
dc.date.accessioned2024-09-09T16:18:13Z
dc.date.available2024-09-09T16:18:13Z
dc.date.issued2023-12-11
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/33002
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, Curso de Engenharia de Transportes e Logística, RS, 2023.por
dc.description.abstractCompetitive companies seek operational excellence for their potential for strategic differentiation. However, they have the logistical challenge of regulating the differences in input and output flows of materials dictated by demand variation over time. This disparity can be coordinated, among other ways, by the accumulation of finished product inventory within a facility. Regarding logistical activities in this environment, which is responsible for the movement, storage and management of stocks, this work aims to propose a new layout for the shipping sector in a metal-mechanical industry in Cachoeira do Sul/RS town. The methodological procedures were separated into two phases, the first responsible for collecting data on the current state of the Dispatch sector and the second for applying tools that result in the layout proposal. An ABC curve was applied to organize representative stocks, using the customer database that has 12 months of future orders. The spaghetti diagram quantified the transportation required to consolidate a load for customers that meet the demand criteria. Through the study, it can be seen that waste is associated with the distance from the points of origin and destination of materials throughout the shipping processes and the non-use of inventory verticalization techniques causing the dispersion of items throughout the sector area. To minimize the effects raised by the study, adjustments to the layout and flow of materials in the Dispatch sector were proposed, which could result in a reduction of an average of 81% in the amount of necessary transportation of volumes.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLogísticapor
dc.subjectDesperdíciospor
dc.subjectExpediçãopor
dc.subjectLogisticseng
dc.subjectWasteeng
dc.subjectDispatcheng
dc.titleProposta de um novo layout para o setor de expedição de uma indústria metalmecânicapor
dc.title.alternativePROPOSAL FOR A NEW LAYOUT FOR THE DISPATCH DEPARTMENT OF A METAL MECHANIC INDUSTRYeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localCachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Engenharia de Transportes e Logísticapor
dc.description.resumoAs empresas competitivas buscam na excelência operacional o seu potencial de diferenciação estratégica. Contudo, elas têm o desafio logístico de regular as diferenças de fluxos de entrada e saída de materiais ditados pela variação da demanda em função do tempo. Essa disparidade apresentada pode ser coordenada, entre outras maneiras, pelo acúmulo do estoque de produto acabado dentro de uma instalação. No que tange às atividades logísticas neste ambiente, sendo essa responsável pela movimentação, armazenamento e gerenciamento dos estoques, este trabalho tem por objetivo propor um novo layout para o setor de expedição em uma indústria metalmecânica do município de Cachoeira do Sul/RS. Os procedimentos metodológicos foram separados em duas fases, a primeira responsável por coletar dados do estado atual do setor de Expedição e a segunda pela aplicação de ferramentas que resultam na proposta de layout. Foi aplicado uma curva ABC para organizar os estoques representativos, através da base de dados dos clientes que possuem 12 meses de pedidos futuros. O diagrama de espaguete quantificou o transporte necessário para consolidação de uma carga para os clientes que atendem aos critérios de demanda. Através do estudo, pode-se verificar que os desperdícios estão associados à distância dos pontos de origem e destino dos materiais ao longo dos processos de expedição e a não utilização de técnicas de verticalização dos estoques causando a dispersão dos itens pela área do setor. Para minimizar os efeitos levantados pelo estudo, foram propostas adequações de layout e fluxo de materiais do setor de Expedição que podem resultar na diminuição de em média 81% na quantidade de transporte necessário dos volumes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpor
dc.publisher.unidadeUFSM Cachoeira do Sulpor


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