dc.contributor.advisor | Alves, Vanessa Teresinha | |
dc.creator | Lemes, Jean Augusto | |
dc.date.accessioned | 2024-09-09T16:18:13Z | |
dc.date.available | 2024-09-09T16:18:13Z | |
dc.date.issued | 2023-12-11 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/33002 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, Curso de Engenharia de Transportes e Logística, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | Competitive companies seek operational excellence for their potential for strategic
differentiation. However, they have the logistical challenge of regulating the differences
in input and output flows of materials dictated by demand variation over time. This
disparity can be coordinated, among other ways, by the accumulation of finished
product inventory within a facility. Regarding logistical activities in this environment,
which is responsible for the movement, storage and management of stocks, this work
aims to propose a new layout for the shipping sector in a metal-mechanical industry in
Cachoeira do Sul/RS town. The methodological procedures were separated into two
phases, the first responsible for collecting data on the current state of the Dispatch
sector and the second for applying tools that result in the layout proposal. An ABC
curve was applied to organize representative stocks, using the customer database that
has 12 months of future orders. The spaghetti diagram quantified the transportation
required to consolidate a load for customers that meet the demand criteria. Through
the study, it can be seen that waste is associated with the distance from the points of
origin and destination of materials throughout the shipping processes and the non-use
of inventory verticalization techniques causing the dispersion of items throughout the
sector area. To minimize the effects raised by the study, adjustments to the layout and
flow of materials in the Dispatch sector were proposed, which could result in a
reduction of an average of 81% in the amount of necessary transportation of volumes. | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Logística | por |
dc.subject | Desperdícios | por |
dc.subject | Expedição | por |
dc.subject | Logistics | eng |
dc.subject | Waste | eng |
dc.subject | Dispatch | eng |
dc.title | Proposta de um novo layout para o setor de expedição de uma indústria metalmecânica | por |
dc.title.alternative | PROPOSAL FOR A NEW LAYOUT FOR THE DISPATCH DEPARTMENT OF A METAL MECHANIC INDUSTRY | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso de Engenharia de Transportes e Logística | por |
dc.description.resumo | As empresas competitivas buscam na excelência operacional o seu potencial de
diferenciação estratégica. Contudo, elas têm o desafio logístico de regular as
diferenças de fluxos de entrada e saída de materiais ditados pela variação da
demanda em função do tempo. Essa disparidade apresentada pode ser coordenada,
entre outras maneiras, pelo acúmulo do estoque de produto acabado dentro de uma
instalação. No que tange às atividades logísticas neste ambiente, sendo essa
responsável pela movimentação, armazenamento e gerenciamento dos estoques,
este trabalho tem por objetivo propor um novo layout para o setor de expedição em
uma indústria metalmecânica do município de Cachoeira do Sul/RS. Os
procedimentos metodológicos foram separados em duas fases, a primeira
responsável por coletar dados do estado atual do setor de Expedição e a segunda
pela aplicação de ferramentas que resultam na proposta de layout. Foi aplicado uma
curva ABC para organizar os estoques representativos, através da base de dados dos
clientes que possuem 12 meses de pedidos futuros. O diagrama de espaguete
quantificou o transporte necessário para consolidação de uma carga para os clientes
que atendem aos critérios de demanda. Através do estudo, pode-se verificar que os
desperdícios estão associados à distância dos pontos de origem e destino dos
materiais ao longo dos processos de expedição e a não utilização de técnicas de
verticalização dos estoques causando a dispersão dos itens pela área do setor. Para
minimizar os efeitos levantados pelo estudo, foram propostas adequações de layout e
fluxo de materiais do setor de Expedição que podem resultar na diminuição de em
média 81% na quantidade de transporte necessário dos volumes. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Cachoeira do Sul | por |