Ruído proveniente de sistemas ferroviários: análises por meio de medições e simulações em um estudo de caso em Curitiba-PR
Resumo
A poluição sonora é um problema cada vez mais evidente no ambiente urbano, entretanto, não
é visto como prioridade. A maior parte desse ruído é proveniente de sistemas de transporte, e
por isso, nesse estudo de caso foi realizada uma análise do nível de pressão sonora proveniente
da passagem de locomotivas de carga em um trecho densamente urbanizado da cidade de
Curitiba-PR. O local de estudo faz parte do ramal Rio Branco do Sul, que é operado pela Rumo
Logística. Foram realizadas medições do nível de pressão sonora proveniente da passagem das
composições ferroviárias e do acionamento da buzina das locomotivas com base nas
metodologias das ABNT NBR 16425-4:2020 e ABNT NBR 16447:2016, respectivamente. O
nível de pressão sonora proveniente da passagem das composições ferroviárias atingiu 86,39
dB, gerando ruídos representativos diurno e noturno na região de estudo de 65,78 e 67,02 dB,
respectivamente. Entretanto, a média energética dos níveis de pressão sonora provenientes do
acionamento da buzina atingiu 108,08 dB, o que representa uma pressão sonora em N/m² 12
vezes maior que a produzida apenas pela passagem. Além disso, foram realizadas simulações
computacionais para a predição externa dos ruídos medidos, afim de comparar os resultados
obtidos com as faixas previstas no plano diretor da cidade, as normativas de desempenho para
edificações residenciais e os requisitos do ruído ferroviário. Quando considerado apenas o ruído
da passagem dos trens, os mapas apresentaram níveis de pressão sonora abaixo do ruído residual
diurno da região (60,08 dB) a partir de uma faixa de 100 metros para cada lado da via
permanente. Entretanto, quando considerado o ruído da buzina em conjunto com a passagem,
os mapas apresentaram níveis de pressão sonora de até 70 dB em um raio de até 500 metros do
ponto do acionamento do apito, podendo atingir mais de 90 dB em fachadas de edifícios
residenciais lindeiros ao trilho. Sendo assim, o ruído proveniente do acionamento da buzina é
notadamente a maior fonte sonora da passagem das locomotivas nesse trecho. As medidas de
controle mais eficazes consideram a cessão da buzina, entretanto para isso são necessárias obras
de infraestrutura viária para canalizar o tráfego ferroviário a uma via exclusiva, devido ao fato
de ser obrigatório o acionamento do apito ferroviário antes de cruzamentos rodoferroviários em
nível. Há décadas estuda-se o ruído proveniente do apito das locomotivas na cidade de Curitiba,
e percebe-se que nada foi feito para mitigar os danos à saúde da população que reside no entorno
do trilho.
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