Governo cor-de-rosa: estratégias discursivas produzidas pelo governo Bolsonaro na cerimônia do dia internacional da mulher de 2022
Resumo
Este trabalho analisa as estratégias discursivas produzidas por atores sociais que
constituíram o governo Jair Bolsonaro na cerimônia em homenagem ao Dia
Internacional da Mulher de 2022. O evento promovido pelo Governo Federal
aconteceu no dia 8 de março, no Palácio do Planalto, e foi transmitido pelo canal TV
BrasilGov no Youtube e no perfil de Jair Bolsonaro no Facebook. A cerimônia teve o
intuito de homenagear as mulheres e, dentre outras iniciativas, o governo lançou o
programa de incentivo ao empreendedorismo feminino “Brasil Pra Elas”. O evento e
algumas das notícias que circularam na mídia a respeito do mesmo foram
analisados a partir dos conceitos de episódios comunicacionais, circuito e circulação
de Braga (2017). O estudo tem como objetivo geral analisar as estratégias
construídas a partir da análise dos discursos desenvolvida por Verón (1996; 2004)
em distintas obras. Como objetivos específicos, temos: a) mapear nas mídias
digitais o que foi noticiado sobre o evento; b) transcrever as falas dos atores sociais
envolvidos na cerimônia e c) identificar estratégias discursivas dos principais atores
sociais do governo. O mapeamento das notícias foi feito através de buscas com as
palavras-chave “dia da mulher”, “bolsonaro dia da mulher” e “bolsonaro mulheres” no
Google e os títulos foram analisados a partir da perspectiva do contrato de leitura
(VERÓN, 2004). Depois, foram identificadas três estratégias discursivas produzidas
pelos principais atores sociais do governo - cor rosa, didatismo e cuidado, que
remetem à tentativa de aproximação com o eleitorado feminino.